O PIB brasileiro

Demais e por muito tempo parecemos ter desistido da excelência pessoal e dos valores como comunidade pelo mero acúmulo de bens materiais, nosso Produto Interno Bruto agora passa de um trilhão de reais por ano, mas a esse PIB se formos julgar o Brasil por ele, se somam a poluição do ar, anúncios de cerveja, e ambulância para limpar nossas estradas da carnificina, se somam as fechaduras especiais para nossas portas e as cadeias para aqueles que as violam, se somam a destruição das nossas matas e da Amazônia, a perda de nossas maravilhas e riquezas naturais, e o crescimento urbano caótico, a favelização de nossas cidades, se somam as balas perdidas, os confrontos entre polícia e criminosos em nossas ruas, os assaltos reiterados ao nosso comércio, e os carros blindados para aqueles que podem pagar e para a polícia poder enfrentar a violência do tráfico e o tumulto em nossas cidades, se somam a saúde precária, a educação insuficiente, e a corrupção organizada que desvia o dinheiro público para fins pessoais, e a comunicação nacional que cada vez mais divulga programas de nudez e violência que desvia as nossas crianças, ainda assim esse produto interno bruto não nos traz a saúde de nossas crianças, a qualidade da educação delas ou a alegria de vê-las brincar, ele não inclui a beleza da nossa poesia, a força de nossos casamentos, a inteligência de nossos debates sobre os direitos humanos, ele não mede nossa sagacidade, nem nossa coragem, nem nossa sabedoria, nem nosso aprendizado, nem nossa compaixão, nem nossa devoção ao nosso país, em resumo ele mede tudo menos aquilo que faz a vida valer a pena, e ele pode nos dizer tudo sobre o Brasil, exceto o porquê de nos orgulharmos de sermos brasileiros, principalmente na Copa do Mundo de 2014.

ROGERIO WANDERLEY GUASTI
Enviado por ROGERIO WANDERLEY GUASTI em 17/01/2013
Código do texto: T4089959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.