Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada no contexto após a 2° Guerra Mundial, no qual muitas atrocidades foram cometidas. Houve a predominância do nazismo do Ditador Hitler que aniquilou a vida de milhares de judeus, negros e religiosos.

Depois desse trágico acontecimento, a ONU( Organização das Nações Unidas) resolveu criar a Declaração para assegurar direitos a todos seres humanos, esta declaração é composta por 30 artigos.

São assegurados direitos de saúde, de educação, de liberdade de pensamento, entre outros.

Cidadão é aquele que tem seus direitos e cumpre suas obrigações, apesar de existirem inúmeras leis no papel, na prática o que vemos é o desrespeito.

Na Declaração afirma que todos tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, mas o que realmente acontece é que muitas pessoas têm os seus direitos negados.

No Brasil, principalmente, há um grande desrespeito, atualmente foi um escolhido um preconceituoso, um homofóbico para presidir a Comissão dos Direitos Humanos, ele afirma que “os negros são amaldiçoados desde o tempo de Noé”. Não quer aprovar a lei que permite o casamento de homossexuais, como que nós vamos ter nossos direitos respeitados nessa ditadura do poder.

Sim, vivemos em uma ditadura como há anos atrás , políticos corruptos no poder desviando verbas, ministros sem reputação, sem caráter.

Na constituição no Artigo I afirma: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Mas não é assim que vivemos, quem é negro, pobre é considerado diferente, e é excluído de direitos, as pessoas cultivam o egoísmo, o que busca nessa sociedade desumana é o lucro.

O que adiante t esses 30 artigos e não valer na prática. Por isso nos cidadãos temos que lutar contra essa opressão de direitos, os movimentos sociais servem para isso ,para reivindicar melhores condições de vida, só assim esses direitos sairão do papel e passarão a ser colocados em prática.