Confreiras, senhoras e senhores,convidados presentes, boa noite!
 
Faço-me presente com alegria e sonhos, como flui a poesia no coração livre dos poetas.
Aqui marcou presença como Acadêmica Correspondente a saudosa e minha tão querida madrinha, Herinéa Lima.
O retorno do nome do município de São Mateus nessa tão renomada Academia Feminina Espírito-santense de Letras nos enche de orgulho e responsabilidade em representar o nosso município. Isso nos convida a caminhar com alegria e desempenho, somando esforços para o desenvolvimento cultural dentro da sociedade em que estamos inseridos.
Peço a Deus que nos conduza e segure em nossas mãos guiando-nos passo a passo, num trabalho conjunto e com respeito mútuo.
Que eu venha acrescentar e socializar a cultura que a academia representa.
A Cultura necessita de entendimento e dedicação, tendo as suas fases de início, meio e fim. Valorizando datas, acontecimentos históricos e fazendo um intercâmbio entre os estados e países. É um acervo que deve ser acessível ao mundo.
Manter um elo entre a história e a inovação tecnológica será um grande progresso para que possamos preservar o que temos de acervo cultural.
Neste momento, gostaria de agradecer ao meu esposo, minhas filhas, meus familiares e amigos, especialmente, a Marlusse, pelo apoio e incentivo nesta nova fase.
Eliane Auer