Sou candidato

SOU CANDIDATO

Vou me candidatar para a próxima eleição.

Não sou e nunca fui filiado a nenhum partido político!

Tem jeito???? Como faço isso?????

Se, para ser candidato precisa estar em algum partido, então, fico á disposição para que os partidos me procurem e apresentem "suas credenciais" e "comprovadas realizações" em prol do país, de forma que eu acredite nelas e possa ingressar no tal partido.

Enquanto isso não ocorre, pois, sou um ilustre desconhecido, os partidos vão atrás dos que possam trazer votos para as legendas. Daí, temos eleitos os palhaços, jogadores de futebol, cantores, etc... Sem chance, nunca fui também nada disso!

Então, não presto para cargos eletivos!

Esse pobre cidadão aqui, sempre foi só mais um cidadão, cônscio dos seus deveres, trabalhou e contribuiu por mais de 40 anos (e continua contribuindo), formou uma família, conseguiu que seus filhos se tornassem também bons cidadãos. Pronto só isso! Ah! Não é suficiente?

Agora, tenho um pouco mais de tempo e acho que devo fazer ainda mais pelo meu país. Será que eu consigo dentro desse nosso atual Sistema Político?

Posso me candidatar? Seria suficiente esse me desempenho?

Tenho que ser amigo, ou cair nas graças de alguém poderoso e que possa "financiar" minha campanha e com isso tornar-me um eleito "com o rabo preso"?

Então não tenho chance alguma não é mesmo?

Ah! Mas eu posso, mesmo assim fazer alguma coisa para que meu país fique melhor!

Sim! Eu posso VOTAR! Mas, para isso, da mesma forma que eu exigiria que os partidos me apresentassem suas ilibadas credenciais, também quero que os candidatos ao meu precioso voto me convençam de que realmente são cidadãos ilibados e que querem apenas ajudar o país, acima de tudo!

Ah! Isso não existe? E porque não existe?

Isso é utopia! Que seja, mas é o que precisamos!

Então, será que eu sou um idiota que pensa que sou um cidadão melhor que todos os outros?

Diriam que eu "me acho" o melhor da face da terra? Sim, diriam isso, porque esse argumento é o mais fácil de colocar e tentar desmerecer as qualidades de qualquer cidadão. E não que elas sejam assim tão virtuosas, elas são apenas aquelas que uma grande maioria dos cidadãos possui! São apenas cidadãos comuns! Isso, simples assim, eu vou me candidatar ou vão me pedir votos, simplesmente porque eu sou um cidadão! Apenas me comporto como tal, afinal, eu e mais uma enorme quantidade de cidadãos, delegam aos eleitos, (através de um sistema eleitoral, cuja eficácia sempre será duvidosa na medida em que criem vícios), o nosso principal bem comum que é o nosso País! E é o dele (eleito) também. Assim, buscando aproveitar-se de cargos em benefício próprio, ele está me enganando, enriquecendo às custas de meu crédito de que ele estaria disposto a tornar meu país melhor!

Que devemos fazer com esse "depositário infiel"? Nada?

Então eu sou mesmo um cidadão idiota?

Não vejo justiça, sofro por falta de segurança, falta de escolas e boa educação, falta de saúde publica e refém de Planos de Saúde (sic), não tenho transporte público decente, a inflação corrói a minha pobre aposentadoria...

Que diabos de país é esse nosso???? Que diabos de representantes esses que temos???

As coisas mais simples e comuns que os cidadãos deveriam ter não lhe são oferecidas!

Por outro lado, devido à essas mesmas coisas que não lhe são oferecidas, o cidadão vai perdendo também seus melhores valores... Suas oportunidades são ceifadas pelo próprio Estado, as premências da vida agora jogam na sociedade cidadãos que não tiveram a oportunidade de desenvolver um bom caráter, a ética, a moral, serem respeitosos com os demais, terem dignidade, se sentirem úteis para a sociedade...

Assim, creio que na verdade, posso fazer muito mesmo, independentemente se eleito ou eleitor! Começa por minha manifestação de inconformismo e pela busca de melhores informações para que eu possa acreditar que desse movimento todo surgirá algo melhor, mesmo com essa massa de cidadãos que infelizmente mal podem ganhar seu próprio sustento e nada tem que possa lhe arejar melhor a mente. Lamentavelmente, podemos mudar um pouco, mas a mudança efetiva só ocorrerá quando tivermos um povo melhor suprido de educação. Até lá, com menor ou maior intensidade, sofreremos solavancos e demonstrações como esses movimentos, mas ainda permaneceremos à mercê das oligarquias dominantes.

Como disse Goethe “O homem sem educação, por mais alto que o coloquemos, fica sempre um subalterno”.

Vamos em frente Brasil!

(MAP)

_______________________________________________

Por ocasião dos movimentos populares de Junho de 2013.

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 24/06/2013
Reeditado em 24/06/2013
Código do texto: T4356857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.