ROTEIROS LITÚRGICOS - ANO DA FÉ

COMENTÁRIO - ANO DA FÉ

Hoje nossa comunidade se alegra e, com a Abertura do Ano da Fé, proclamado pelo papa Bento XVI. Este ano quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da Fé, para que todos nós membros da Igreja sejamos testemunhas autênticas e alegres do Senhor ressuscitado no mundo de hoje, capazes de indicar a “Porta da Fé” a tantas pessoas que estão em busca de fortalecer sua Fé”. Queremos celebrar os 50 do Concilio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. Reunidos em comunidade, renovamos a nossa fé e celebramos o mistério de Deus no cotidiano de nossa vida. Nesta eucaristia manifestamos e expressamos nossa fé na partilha, na meditação da Palavra de Deus, no encontro com os irmãos.

ENTRADA DA VELA

Como Símbolo para o Ano da Fé hoje iremos acolher a Luz do Cristo Ressuscitado que acompanhará nossas Celebrações no decorrer de todo este Ano Celebrativo. Que esta luz seja Sinal de Unidade entre todos os que acreditam que Jesus Cristo e força para continuar nosso testemunho no dia a dia. Cantemos:

LITURGIA DA PALAVRA

Animador: A experiência das primeiras comunidades cristãs foi iluminada pela fidelidade ao ensinamento dos apóstolos. A Bíblia Sagrada é instrumento para a Difusão da Fé. Hoje esta Palavra entrara no nosso Santuário sendo iluminada por 26 Velas, representando as 26 Comunidades que formam nossa Paróquia, Acompanhemos este momento cantado:

Oração da Assembleia

Senhor, que o ANO DA FÉ leve todos os fiéis a uma compreensão profunda do fundamento da fé cristã, vivenciando o encontro pessoal com Jesus Cristo Ressuscitado, nós vos pedimos.

Escutai nossa prece Senhor!

Senhor, que a Celebração do ANO DA FÉ conceda a cada um de nós viver a beleza e a alegria de sermos cristãos, nós vos pedimos.

Escutai nossa prece Senhor!

Senhor, que a celebração jubilar do Concílio Vaticano II, leve toda a Igreja a reavivar o dom da fé e da caridade, dialogando com todos e formando um só rebanho do único Pastor, nós vos pedimos.

Escutai nossa prece Senhor!

Senhor, que o testemunho de nossa fé em Jesus Cristo, aqueça os corações e ilumine as mentes, numa conversão capaz de mudar a vida dos seres humanos, nós vos pedimos.

Escutai nossa prece Senhor!

ABERTURA DO ANO DA FÉ

L1.: Pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência de sua dedicação. Com fé, Maria saboreou os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando no coração a memória de tudo, transmiti-a aos Doze reunidos com Ela no Cenáculo para receberem o Espírito Santo.

Canto: Creio Senhor, mas aumentai minha fé.

L2: Pela fé, os Apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre. Pela fé, foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda a criatura.

Canto: Creio Senhor, mas aumentai minha fé.

L1: Pela fé, os discípulos formaram a primeira comunidade reunida em torno do ensino dos Apóstolos, na oração, na celebração da Eucaristia, pondo em comum aquilo que possuíam para acudir às necessidades dos irmão.

Canto: Creio Senhor, mas aumentai minha fé.

L2: Pela fé, os mártires deram sua vida para testemunhar a verdade do Evangelho que os transformaram, tornando-os capazes de chegar até ao dom maior do amor com o perdão do seus próprios perseguidores.

Canto: Creio Senhor, mas aumentai minha fé.

L1: Pela fé, homens e mulheres consagraram sua vida a Cristo, deixando tudo para viver os segmentos do Senhor, promovendo a justiça e anunciando a libertação da opressão a todos.

Canto: Creio Senhor, mas aumentai minha fé.

L2: Pela fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujo nome está escrito no Livro da vida, confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde são chamados a dar testemunho de seu ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram vocacionados.

Canto: Creio Senhor, mas aumentai minha fé.

Lucival Eldorado
Enviado por Lucival Eldorado em 23/07/2013
Código do texto: T4400177
Classificação de conteúdo: seguro