MODELOS DE COMENTARIOS - 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

Ambientação:

Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Iniciamos o mês de agosto, dedicado às vocações. Nesse primeiro domingo, destacamos a vocação ao ministério ordenado (os Bispos, presbíteros e os diáconos). Estes são chamados a testemunhar Cristo em sua vida, são consagrados para fazer mais próxima a relação entre Deus e a humanidade, e realizam isto pelo serviço prestado ao povo de Deus. Na figura de São João Maria Vianney, patrono dos Padres Diocesanos, encontramos um exemplo concreto e atual de seguimento a Cristo no amor à Eucaristia, na dedicação a vida de oração e no atendimento ao povo. Celebrando o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, peçamos a graça de vivermos a partilha e de afastar de nosso coração a ganância e a vaidade, buscando as coisas do alto.

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Iniciamos o mês de agosto, que é dedicado à oração, reflexões e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. A primeira semana enfoca a vocação para o ministério ordenado de diáconos, padres e bispos; a segunda ressalta a família, a terceira destaca a vida consagrada e, por fim, a quarta, os ministérios e serviços na comunidade. Então, nesta semana elevemos nossas preces por todos os que exercem ou se preparam para os ministérios ordenados. Não nos esqueçamos de pedir ao Senhor da messe que envie santas e abnegadas vocações sacerdotais e diaconais. Aproveitemos para rezar pelo 11º Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero Arquidiocesano a ser realizado em Itaici, na próxima semana.

INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Uma das necessidades fundamentais do homem é a segurança. Ele procura, apaixonada e necessariamente, um fundamento estável onde apoiar sua existência. Ora, um movimento tão antigo quanto o home é o dos que escolhem, como pedra fundamental da própria vida, as coisas, o dinheiro. O homem que escolhe o dinheiro como fundamento de sua vida se torna homem sozinho, homem alienado, escravom, pois o dinheiro transforma-se em prisão. Cristo não escolheu o caminho do poder para fazer justiça, porque sua missão não é fazer justiça pelo caminho do poder. Cristo retoma acima de tudo o ensinamento da sabedoria humana, traduzindo-o na parábola do rico insensato. A meditação da morte liberta o homem de uma ilusão, uma primeira libertação das coisas. O dinheiro é necessário para o sustento e o salário é sua recompensa pelo esforço, mas o dinheiro não deve jamais ser colocado como fundamento da própria vida.

Lucival Eldorado
Enviado por Lucival Eldorado em 29/07/2013
Código do texto: T4409362
Classificação de conteúdo: seguro