Sobre a (vergonhosa!) falta de leitura do povo brasileiro

O brasileiro lê pouco, mas muito pouco. De acordo com o Instituto Pró-livro, o Brasil está na lanterna entre os países da América do Sul (que vergonha!). Para se ter uma ideia, cada brasileiro lê em média 1 livro por ano, enquanto os chilenos e argentinos lêem 5 livros, e os uruguaios 6. Os livros vendidos no Brasil também são os mais caros, custando em média R$ 40,00, enquanto nossos vizinhos vendem livros entre R$ 25,00 e R$ 30,00. Sem falar que também somos o país sul-americano com menos livrarias para cada 100 mil habitantes, apenas 1,25 contra 3,33 no Chile. Se é assim com escritores "clássicos" e "best-sellers", imagine para nós, escritores independentes, que vivemos de postar nossos textos (DE GRAÇA!) na internet, esperando um (milagre!) patrocínio, e guardando dinheiro que não temos, só para publicarmos 50, 100, 150 exemplares de livros pelos quais nos dedicamos (deixando de lado outro assuntos de extrema importância), e que quase ninguém dará a mínima! Esse é o Brasil, essa é a nossa cultura... é uma pena! Nossa história literária não merecia ter chegado a esse trágico ponto!

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 23/08/2013
Reeditado em 23/08/2013
Código do texto: T4447859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.