DO AMOR, INCLUINDO O INCONDICIONAL

O senso comum nem sempre afeta o sentido elevado dos conceitos, algumas vezes consegue simplificar o arabesco conceitual com uma síntese que não desmerece o conceito original. Mas essa banalização do tal AMOR INCONDICIONAL já está passando dos limites e servindo aos mal intencionados vampiros emocionais.

Mas vamos verificar a classificação das formas de afeto dos gregos - esses gregos tão sofisticados em matéria conceitual -, segundo a qual há quatro tipos de afeto: Eros, Philos, Storge e Ágape.

Inerente aos dois primeiros está o exercício da preferência, ainda que Eros seja um tirano e diminua a força de tal exercício ao conferir-nos aquela sensação de que não escolhemos nosso parceiro de deleites eróticos, como se ele nos fosse imposto pelo Cupido, mesmo em contra daquilo que nos convém. No amor Philos, o da amizade, a preferência é mais clara. Escolhemos nossas amizades orientados pelas afinidades.

Quanto ao amor Storge e Ágape, o exercício da preferência não é aplicável. Não escolhemos nossos parentes, dentro de nossa família é o amor Storge que nos liga aos demais membros. E é mais notável entre pais e filhos, um amor capaz de renúncias muito significativas, assim como de sacrifícios.

Mas é o AMOR ÁGAPE o único cuja força e amplitude - diria até mesmo infinitude, pois seus limites não são perceptíveis - autorizam considerá-lo INCONDICIONAL. É o amor sem considerações de conveniências, preferências e reciprocidade. Um amor de natureza DIVINA, que não se realiza entre humanos sem a inspiração e assistência também divinas - que os cristãos identificam com a ação do Espírito Santo. O AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS, independentemente de nosso merecimento, essencialmente GRATUITO.

Portanto, querer deslocar o conceito do AMOR ÁGAPE para os outros tipos de afeto pode ser desastroso. Pode transformar um dos envolvidos num tirano explorador a devorar a alma e o coração daquele que o ama.

E viva os gregos e seu requinte conceitual. Sempre uma luz a clarear os caminhos tortuosos de quem se aproveita do despreparo do senso comum em benefício próprio.

PORTANTO, SEJAMOS PRECAVIDOS E NÃO PERCAMOS NOSSO AMOR PRÓPRIO DIANTE DOS MAL INTENCIONADOS DE PLANTÃO A NOS COBRAR UM HEROICO AMOR ÁGAPE ONDE NÃO É CABIDO.