DISCURSO DA COORDENADORA_ TURMA DE PEDAGOGIA_ 2013/02

Sr. Diretor da Faculdade Pitágoras de Linhares, Roberson Fonte;

Sra. Patronosse e Secretária de Educação do Município de Linhares, Regina Pedroni;

Professora que nomina a turma: Maria Benedita Leite Alves,

Meus colegas Professores do Colegiado do Curso de Pedagogia;

Autoridades presentes;

Srs. Pais, familiares e amigos;

Queridos Formandos.

BOA NOITE A TODOS!!

Há 03 anos e meio, como Coordenadora do Curso de Pedagogia, eu recebi a maioria de vocês, lhes informei sobre o curso e profetizei que o último dia de vocês, como alunos da Faculdade Pitágoras de Linhares, seria nesse teatro, usando beca, e recebendo os canudos sob os olhos orgulhosos de seus familiares e amigos.

Naquela noite do segundo semestre de 2010, mais umas 20 pessoas ouviram isso, mas por diversos motivos eu não as vejo sentadas ao lado de vocês, agora. Sei que uns não conseguiram acompanhar vocês e só se formarão em Pedagogia 2015... Não descarto que entre os que pararam estejam aqueles, que não suportaram ficar sem assistir a novelas e hoje reclamam de suas sortes, culpando a Deus por suas mazelas. Isso só valoriza a vitória de vocês, não é mesmo?

O importante é que eu acertei em relação a vocês, que estão aqui e posso lhes garantir que vejo orgulho e emoção nos olhos dos seus familiares e amigos, que estão nas cadeiras logo atrás de vocês. Aliás, vi esse mesmo brilho ontem à noite, durante a realização do culto de ação de graças na igreja Monte Sião. Uma pena mesmo que todos vocês não tenham ido.

Considerando esse ponto, peço licença à maioria dos presentes que assistiram ao culto de ontem à noite, em especial ao pastor Jucimar, para recordar alguns pontos da mensagem enviada por Deus ontem à noite, por meio desse seu brilhante sacerdote. Sim, antes de começar o seu sermão foi pedido que Deus falasse por sua boca.

Lembro-me de que, após uma introdução, foi projetado em uma tela um versículo do apóstolo Paulo, abordando as coisas valorizadas por judeus e gregos. Em essência, o texto bíblico dizia que os judeus de antigamente se ocupavam de questões puramente religiosas, enquanto os gregos antigos se preocupavam com a ciência e o conhecimento. Demonstrando um vasto conhecimento, não apenas do evangelho, de história da humanidade e de filosofia, esse querido pastor deixou claro que acima da religião e do conhecimento, está Deus.

Deus que não inventou religiões, Deus que não apoiou os milhares de crimes bárbaros cometidos em Seu nome, durante a Idade Média, Deus que não apoia a soberba e nem o capitalismo selvagem, que costuma residir nos corações dos irresponsáveis e inconsequentes com a humanidade; mas é um Deus, que nos deu inteligência para descobrir a mutabilidade da ciência e com ela melhorar a vida da humanidade.

Em dado momento, o pastor Jucimar, falou-lhes sobre a linda missão dos professores, relatando a sua própria iniciação no mundo escolar. Contou-nos que sua primeira professora fora uma peste, e estúpida o suficiente para diagnosticá-lo, junto a sua mãe, como alguém burro demais para aprender. Ele não se recorda de seu nome, mas gente como ela, em nosso curso, nós chamamos de “Cremonilda”.

Deus, porém, o trouxe para morar em Linhares e aqui, aos 07 anos, ele foi apresentado a um anjo, a sua inesquecível professora Regina, com quem passou apenas seis meses, em virtude de a mesma ter engravidado e se afastado do exercício do magistério. Contudo, antes disso, ela chamou a genitora do pequeno Jucimar, e comunicou-lhes que promoveria o menino à segunda série, em virtude de sua inteligência.

Por diversas vezes, durante o seu sermão, eu fui às lágrimas, pois eu ouvia alguém que pensa exatamente como eu, acerca da importância do magistério. Como educadora e como Coordenadora do Curso de Pedagogia, eu sei o quanto é importante a nossa missão, eu sei o quanto você podem ajudar os seres bípedes a se tornarem seres humanos. Isso, claro, se vocês aprenderem não apenas os conteúdos conceituais, factuais e procedimentais, mas, sobretudo, se tiverem tido humildade suficiente para internalizar os valores, normas e atitudes que nós quisemos lhes incutir: respeito, responsabilidade, ética, verdade, decência e compromisso com o bem.

Da mesma forma, sabemos o quanto podem sofrer os inocentes que são confiados aos profissionais, cuja competência técnica é um fiasco, e cujos defeitos morais vão aleijando as crianças, até o dia em que elas viram adultas, e de tanto ouvir que não são capazes de progredir, elas se conformam em ficar na base da pirâmide social, sendo mão de obra baratinha, comandados pelos espertos que se encastelam no topo da pirâmide, e dessa forma não conseguem modificar positivamente as suas vidas.

Muito pior do que isso, fazem os “profissionais” que com suas incompreensões e seus perversos sermões, excluem das escolas os meninos e os jovens, que serão reféns dos vícios, adotados pelo tráfico, hóspedes das cadeias, ou pior: terão seus nomes precocemente estampados nas lápides dos cemitérios.

Percebem, então, a grandiosidade da escolha de vocês, quando escolheram Pedagogia? Entendem por que esse Curso não pode ser feito por qualquer um e nem de qualquer jeito? Compreendem agora, por que cada puxão de orelha merecido não podia ser um afago? Percebem que não temos o direito de formar colegas da primeira professora imbecil do pastor Jucimar?

Não pensem que é fácil para mim, como Coordenadora do Curso, e para meus colegas professores, defendermos essa crença a ferro e fogo, pois a cada turma que ingressa temos aqueles que não são vocacionados.

As “Cremonildas” pensam que sabem o que é decência e honestidade, mas apresentam diplomas de pós-graduação, feitas em instituições que merecem uma investigação rigorosa do Ministério Público, pois ferem as leis, fraudam o INSS, e lesam o erário público, que acaba promovendo e remunerando os requerentes, na tola crença de que as crianças estarão entregues em mãos deveras especializadas. Isso consegue ser duplamente ridículo, porque quem vende, compra, compactua e aceita esses papeis são cúmplices de desonestidades, enquanto deveriam ser exemplos de correção e decência, pois trabalham na educação.

Não pensem que me refiro a vocês, meus queridos. Vocês não são “Cremonildos” (estou incluindo você, Carlos, nosso único representante do sexo masculino na turma), pois nós lhes ensinamos a ser decentes e tudo fizemos para que vocês adquirissem as competências ÉTICA e TÉCNICA. Então, se vocês estão aqui nesta noite, é porque internalizaram, pelo menos, 60% do que lhes ensinamos (desenvolvimento humano, alfabetização, didática, planejamento, avaliação,coordenação pedagógica, gestão, pedagogia em ambiente não escolares....) e, portanto, merecem os nossos parabéns.

Desejo do fundo do meu coração, que cada um de vocês jamais se esqueça das palavras do nosso sacerdote, proferidas ontem à noite, e que ora eu parafraseio:

“_ O magistério é um outro tipo de sacerdócio. Deus deixou vocês chegarem até aqui para que sejam capazes de instruir pessoas, de impulsioná-las, de transformá-las em gente, de dar-lhes subsídios para que elas melhorem suas vidas e sejam felizes.”

Quando vocês conseguirem isso, estejam certos, vocês alcançarão o respeito próprio e com ele virá o respeito de sociedade e dela a remuneração digna que vocês tanto merecem e pela qual torcemos.

Finalizo, desejando a vocês e a todos os presentes, um Natal repleto de tudo aquilo que o aniversariante de 25 de dezembro representa: amor, paz, saúde, prosperidade e muitas alegrias!! Desejo-lhes, ainda, que cada dia de 2014 seja uma repetição desse dia de Natal, que eu acabei de lhes desejar!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 22/12/2013
Reeditado em 26/12/2013
Código do texto: T4621337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.