Para o agente crístico, ou operário da caridade, descansar é impossível na atual fase de avanço das obras de reforma do planeta e de cada um. O tempo está cada vez mais curto e os trabalhos, cada vez mais necessários e urgentes.
Entretanto, é bom ressaltar que o principal trabalho é o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a si mesmo. Isso inclui, naturalmente, o refazedor e revigorante repouso e relaxamento periódicos do corpo físico (em cada dia, em cada semana, em cada ano). Amar a si mesmo, para melhor amar ao próximo e a Deus. Senão adeus! Ou seja, o corpo é uma ferramenta de trabalho, que se desgasta, se não devidamente mantido, cuidado, bem alimentado e relaxado regularmente.
 
Trabalhar cria e mata.
 
É certo que o próprio trabalho feito com amor, entusiasmo e propósito superior já é em si um tônico, um preventor de doenças, mas mesmo tal tipo de trabalho precisa ser feito com equilíbrio, com senso de limite.
 
O descanso necessário ao corpo não quer dizer, contudo, ficar na pasmaceira, na doideira nem em farras etílicas ou gastronômicas. Descansar não quer dizer voltar-se para as mundanidades insanas e estressantes, para atender aos interesses reprimidos do ego. Isso não é descansar. 
Descansar é sair da rotina laboral, mas para o sono, para um passeio em um lugar diferente, para um banho de mar, rio ou piscina, para uma caminhada, uma visita a parentes e amigos, uma leitura agradável, um bom filme, uma boa peça de teatro, uma exposição de arte, uma festa dançante, um lual, um jantar... Tudo isso e muito mais outras opções, desde que sem comprometer a qualidade de vida mental nem corporal, sem excessos, sempre objetivando atender aos interesses maiores do eu, do espírito imortal. [É claro que se durante a "desrotina", surgir uma oportunidadezinha ou uma necessidade urgente de se fazer uma exposição de palavras, sentimentos ou ações benfazejas, por que não? Rsss!]
 
O certo é que a alegria social, neuronal e celular também faz parte do amor a si mesmo e do amor ao próximo. Com ela, a rotina crística torna-se mais vigorosa e bem disposta. Ademais, as virtudes crísticas são combustíveis da alma em todo o tempo e lugar, independentemente de se estar a serviço no bem, ou não. Idealmente, devemos respirar amor vinte e quatro horas por dia, sem descanso, mesmo através do sono, cuja regularidade de horário e precauções quanto a qualidade (particularmente quanto à qualidade da sua fase REM) também são formas de caridade a nós mesmos.
 

 
 
"Descansar, por enquanto, de forma nenhuma. Repouso, neste momento, nem pensar. Agora é o momento superior de produzir para o bem!" - Bezerra de Menezes.
 
 
Josenilton kaj Madragoa
Enviado por Josenilton kaj Madragoa em 27/01/2014
Reeditado em 30/01/2014
Código do texto: T4666778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.