CONVERSÃO IMPLICA ARREPENDIMENTO ...


 
Ontem à noite, entregamos mais um sermão, o qual reproduzimos abaixo, com o objetivo de ampliar o raio de ação da Mensagem de DEUS ao ser humano, principalmente porque entendo como uma mensagem ao maior número de pessoas que seja possível, ao invés de achar que DEUS falaria apenas a algumas dezenas de pessoas que estavam em nossa comunidade...


TEMA: CONVERSÃO IMPLICA ARREPENDIMENTO
TEXTO: LUCAS 13:1–5
DATA: 09/02/2014


TEXTO (Está escrito):

Naquela mesma ocasião, chegando alguns falavam a JESUS a respeito, dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam.

ELE, porém lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas cousas?

Não eram, EU vô–lo afirmo; SE, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.

Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a Torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?

Não eram, EU vô–lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.
(LUCAS 13:1–5).



INTRODUÇÃO:

A cada momento acontece alguma coisa que desperta o interesse do ser humano... E, em momentos assim, cada pessoa quer ter sua explicação, especialmente, apresentando DEUS como livrando ou punindo, ao invés de considerar que, independente do que se acha, deve haver consideração pela vida como um todo que acontece além de tragédias.
O ser humano existe para desenvolver sua relação com DEUS, jamais para analisar como DESEJARIA VER DEUS EM AÇÂO...



ELUCIDAÇÃO:

Conforme o Manual Bíblico SBB, dos quatro Evangelhos, Lucas é o que nos dá o relato ais completo da vida de JESUS. Também é o único que tem uma continuação (Atos) – a saber os livros de Lucas e Atos são dedicados ao mesmo homem, o romano Teófilo, e ambos foram escritos pela mesma razão: mostrar que DEUS estava realizando o SEU propósito na vida e obra de JESUS e de SEUS seguidores.

A Introdução ao Evangelho de Lucas, na Bíblia de Estudo de Genebra, o propósito do autor foi apresentar um relato visando estabelecer os fatos a respeito do ministério de JESUS e sua importância para a história da salvação, além de fornecer parâmetros para a igreja em sua pregação de arrependimento e perdão em nome de JESUS para todas as nações.

Para fins de estudo: O Evangelho segundo Lucas pode ser dividido em quatro partes:

1 Preparação do Ministério Público de JESUS;

2 O Ministério Público de JESUS na Galiléia;

3 O Ministério Público de JESUS em Jerusalém;

4 Os últimos dias de JESUS.

Da segunda parte do livro, selecionamos o texto lido para reflexão sobre o tema: CONVERSÃO IMPLICA ARREPENDIMENTO...



Sobre o tema: CONVERSÃO IMPLICA ARREPENDIMENTO... Em primeiro lugar:
O SER HUMANO VÊ CALAMIDADES COMO RESPOSTAS DIRETAS...

Está Escrito:
Naquela mesma ocasião, chegando alguns falavam a JESUS a respeito, dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam.
Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a Torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?
(LUCAS 13:1, 4).

O imaginário popular (em todas as épocas) está recheado de acontecimentos... Mesmo em tempos antigos, cada qual tinha sua história pra contar...
No texto narrado pelo evangelista Lucas e que serve de base ao sermão, tanto o povo falou sobre a história de um incidente envolvendo Pilatos, quanto o próprio JESUS se referiu a outro incidente com a torre de Siloé, conhecido por muitos...


Quando se analisa relatos na BÍBLIA (os textos transcritos não são exceção), é possível ver o ser humano querendo encontrar uma relação de causa e efeito, sempre que está diante do sofrimento... Por exemplo: Jó, O cego de João 9:1–2 (que os discípulos perguntaram a JESUS se o cego ou os pais do cego teriam pecado...

Da mesma forma, muito embora não leve DEUS a sério, o ser humano do Terceiro Milênio, continua querendo que seja assim ...

Considerando que nem Jó nem o cego de João 9, seriam respostas satisfatórias ao ser humano, não se deve reduzir essa vida a uma relação de causa e efeito... Passando a ver as calamidades como respostas diretas de DEUS ao ser humano...

Não queremos dizer que (em alguns casos), uma calamidade não tenha relação com pecados, mas de forma alguma DEUS deseja que a vida do ser humano passe a ser uma paranoia...

Conforme comentário na Bíblia de Estudo de Genebra: Matar uma pessoa enquanto esta oferecia sacrifício era considerado algo particularmente horrível. Esse incidente, sem dúvida contribuiu para reforçar a reputação de Pilatos como um homem cruel.
Era crido que as desgraças eram resultado de pecados muito graves; porém, JESUS não diz que esses galileus tivessem cometido qualquer ato que merecesse um fim tão trágico – O que JESUS enfatiza é que deve haver no ser humano arrependimento diante da vida...


Conforme comentário na Bíblia de Estudo Mcarthur: Este incidente (com galileus) está de acordo com aquilo que se conhece sobre o caráter de Pilatos.
Evidentemente, alguns adoradores vindos da Galiléia foram condenados por Roma – talvez por serem zelotes revolucionários e foram procurados e mortos no templo por autoridades romanas durante o processo de oferecimento de um sacrifício. Essa matança teria sido a blasfêmia do tipo mais grotesco.
Incidentes como esse inflamaram o ódio dos judeus por Roma e finalmente levaram à rebelião e à destruição de Jerusalém em 70 d.C.


Siloé – Uma área no extremo sul da cidade baixa de Jerusalém onde havia um poço muito conhecido. É evidente que uma das torres que sustentavam o aqueduto desmoronou, talvez durante a sua construção, matando algumas pessoas. Mais uma vez, a questão na mente das pessoas era a conexão entre calamidade e iniquidade (“mais pecadores”).


Em nossa época de tantos acontecimentos ruins, DEUS continua convocando SEUS servos para semear AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS ao invés de querer servos que vivam preocupados com a relação entre as calamidades e atos de desobediência...


Devemos sempre ter em mente que não haveria como entender os princípios do amor, da graça e da misericórdia de DEUS em meio a uma geração que tem prazer em pecar contra DEUS...



Sobre o tema: CONVERSÃO IMPLICA ARREPENDIMENTO... Em segundo lugar:

DEUS CONVIDA O SER HUMANO À REFLEXÃO...

Está escrito:

ELE, porém lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas cousas?

Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a Torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?

(LUCAS 13:2, 4).


JESUS nos convida a refletir sobre a questão do arrependimento ser necessário ao ser humano, em todo tempo e lugar, independente de saber o motivo de um incidente... AFINAL, a vida não se resume a uma espécie de campeonato para avaliar quem peca mais...

Muitos acreditavam que a desgraça e a morte repentina sempre significavam desagrado divino em relação a pecados particulares (Jó 4:7). Presumia–se que aqueles que sofriam de modo incomum eram, portanto, culpados de uma imoralidade mais grave (João 9:2).
JESUS respondeu dizendo que tal calamidade não era a maneira de DEUS de separar para a morte um grupo destacadamente perverso, mas como um meio de advertência a todos os pecadores. O castigo calamitoso viria sobre todos se eles não se arrependessem.


O ser humano não é chamado por DEUS para andar avaliando pecados e pecadores... ANTES para ser SAL e LUZ (Mateus 5:13–15), numa sociedade que corre em direção ao abismo...

É interessante que, numa sociedade assim que DEUS falou:
PRIMEIRO:
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus (Mateus 5:16).

SEGUNDO:
Pois somos feitura DELE, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).

E, DEUS falou querendo levar o ser humano à compreensão o que tem a fazer como representante de DEUS aqui na terra... Infelizmente, o ser humano se deixa levar pela vaidade e ganância de levar fama quando estende a mão em direção ao próximo...



Sobre o tema: CONVERSÃO IMPLICA ARREPENDIMENTO... Em terceiro lugar:

CADA SER HUMANO É RESPONSÁVEL PELAS OPÇÕES...

Está escrito:

Não eram, EU vô–lo afirmo; SE, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.

Não eram, EU vô–lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.
(LUCAS 13:3, 5).

A questão principal da existência não é relacionar calamidades com pecados, numa sucessão de causa e efeito... ANTES, considerar que tanto benefícios quanto malefícios podem acontecer a qualquer um, a qualquer momento, independentemente de tempo e de lugar... Por isso, todos nós estamos na mira de incidentes e poderemos ser por esses incidentes alcançados, mesmo quando não fazemos por onde...

Conforme o comentário ao texto, na Bíblia de Estudo de Genebra, Todos nós somos pecadores. JESUS insistiu para as pessoas se arrependerem, do contrário morreriam. Por terem sido mortos subitamente, aqueles galileus não tiveram tempo de se arrepender. Assim, JESUS advertiu as pessoas que se arrependam enquanto ainda há tempo, pois poderá não haver outra oportunidade de fazê–lo.
Para reforçar SEU argumento, JESUS cita outro incidente que reforça a ideia que todos nós somos culpados. Literalmente “mais devedores”: As pessoas devem obediência a DEUS.

PORTANTO, CADA SER HUMANO É RESPONSÁVEL PELAS OPÇÕES que faz, ao contrário de ser convocado para avaliar a relação entre uma calamidade e sua consequência...

O importante em todas as coisas que acontecem é haver genuíno arrependimento, pois como está escrito no verso 3: se, porém, não vos arrependerdes – JESUS não negou a ligação entre a catástrofe e o mal humano, pois, em última análise, todas essas aflições provêm da maldição decorrente da condição decaída apresentada pela humanidade (Gênesis 3:17–19).
Além disso, calamidades específicas podem de fato ser fruto de certas iniquidades (Provérbios 24:16); Mas CRISTO desafiou a ideia comum de que as pessoas eram moralmente superiores àqueles que sofriam tais desgraças. ELE chamou todos ao arrependimento, pois estavam sob risco de destruição iminente.
Ninguém pode garantir que terá tempo para se preparar para a morte, de modo que agora é a hora de arrependimento para todos (2 Coríntios 6:2).
Todos igualmente perecereis – Essas palavras advertiram profeticamente a aproximação do castigo de Israel, que culminaria na catastrófica destruição de Jerusalém em 70 d.C. Milhares de pessoas em Jerusalém foram mortas pelos romanos (Mateus 23:36).

EIS A MSSÃO QUE TEMOS PELA FRENTE...



CONCLUSÃO:
Temos necessidade imediata de cristãos que sejam de fato cristão, seguidores de JESUS, sem a preocupação de avaliar se os outros cristãos seriam mesmo cristãos, mas que a exemplo de Maria irmã de Marta, ficam alegres aos pés do MESTRE dos mestres a ouvir (e praticar) os ensinamentos (Lucas 10:39) ...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/02/2014
Código do texto: T4685298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.