RELIGIÃO, DEUS E NÓS

Em nossa caminhada, rumo ao progresso, deixamos ou recebemos algumas impressões que não refletem nosso total caráter, e por esse motivo, julgarmos alguém por alguma ou algumas atitudes, embasados em dados momentos, é imprudente. Agir impensadamente pode causar uma falsa impressão daquilo que realmente somos.

Dependendo das tribulações que enfrentamos, ficamos sem direção após alguns acontecimentos, e nesse instante, quando alguém tenta se aproximar de nós, recebe um tratamento que deixa impressões maculosas a nosso respeito. Por não conhecerem o sistema de vida que levamos ou as situações pelas quais estamos passando, as pessoas creem que somos criaturas serenas e educadas ou desequilibradas e grosseiras o tempo todo, dependendo do que tiveram como referência em determinado instante.

Não é porque em determinado momento somos fraternos, simpáticos que o seremos em todas as horas. O peso de certo dilema pode causar uma variação em nosso proceder. Julgamos os demais pelo rótulo ou por um breve momento, sem conhecermos o conteúdo. Julgamos o livro pela capa.

Isso também se verifica com as religiões. A palavra religião vem do latim religare, ou seja, unir, ligar de novo. Mas ligar com o que ou com quem? Ligar com Deus.

Nosso criador nos criou simples e ignorantes, com o mesmo potencial, a mesma capacidade. Através de nossos esforços, adquirimos inteligência ou conhecimento e a sabedoria, e nos religamos a Ele de forma plena. Então, façamos um diagrama.

Deus:

Criou cada um de nós, com a mesma capacidade e com o mesmo potencial.

Dependendo de nosso querer, nossa vontade, esforço e nossas experiências, vamos adquirindo inteligência / conhecimento, e daí vem a sabedoria, nossa maturidade espiritual. Nisso consiste a evolução.

Então, o desenvolvimento e o exercício de nossa capacidade, através do instinto, do trabalho que nos prover o de material, mediante a convivência, a oração, o trabalho no bem, o estudo, a busca de valores idôneos, os questionamentos, a vontade de aprimorar-se, os pensamentos e o pensar, ou seja, refletir e avaliar o que vem em forma de pensamentos, as experiências reencarnatórias, tudo isso faz construir nosso intelecto e nossa sabedoria.

Mas o que é a inteligência e a sabedoria? Inteligência é o conjunto do que aprendemos e o que forma nosso cabedal de conhecimento. É a capacidade de entender e de se fazer algo, (mesmo que não se faça).

E o que é a sabedoria? É quando usamos nossa inteligência para edificar. Se usarmos nosso intelecto para fazer coisas úteis e construtivas, estaremos sendo sábios, do contrário seremos tolos, pois quando empregamos o que sabemos para fazer algo ruinoso, não estaremos sendo sábios, uma vez que estamos atrasando nosso estado de perfeição para nos integrarmos com Deus. E para saber se o que fazemos é bom ou ruim, basta observarmos a reação daqueles aos quais dirigimos nossas ações e que nos coloquemos em seus lugares, imaginando o que sentiríamos se agissem assim conosco. Sábio é aquele que, conscientemente, serve aos propósitos divinos.

Quando achamos que apenas nossa religião é boa e que a do outro não é, é como se estivéssemos dizendo que nossas escolhas são as certas e as melhores. Assim não estaremos sendo religiosos. Não estaremos nos unindo, nos religando com Deus, nem tão pouco sendo sábios, pois estaremos ferindo princípios e a liberdade de escolha de nossos irmãos. E em se tratando de religião, não nos esqueçamos de que entre ser um seguidor de determinada religião, mas não refletir e não praticar, e ser um questionador que leva uma vida pautada em auxiliar seus contíguos, mas que diz ser ateu, este último é religioso e o primeiro apenas se acha um, pois nos ligamos a Deus pelos nossos atos e não pelas nossas palavras.

Reconhece-se uma árvore pelos seus frutos. Uma pessoa que age com bondade, salva vidas e auxilia os irmãos não pode ser alguém mal, independente da crença que professa. Mas mesmo uma pessoa serena e piedosa para com as pessoas e os animais pode cometer deslizes, e quando isso acontece, precisamos compreender, porque estamos falando de imperfeições, e nós que vivemos na Terra, todos, sem exceção, temo-las, de um gênero ou de outro.

Quando agimos ou reagimos de forma hostil por causa dos problemas que nos assolam, o arrependimento vem, sem muito tardar. Sem muito tardar vem, também, o efeito do que fizemos e logo pensamos que estamos sendo punidos, porque acreditamos no castigo; que Deus castiga os pecadores. Lei de Ação e Reação, a Lei de Deus que rege não apenas o Planeta Terra, mas todo o Universo, essa é a punição. Uma lei que Jesus resumiu, magnificamente, dizendo que a cada um será dado conforme o que tiver feito. Mas a lei de Deus não é inexorável. Nosso arrependimento sincero e o desejo de reparar e fazer diferente abrandam nossos deslizes e nos faculta o recomeçar, não sendo, por isso, a lei do olho por olho, dente por dente.

Devido à todas essas circunstâncias é que não podemos esmorecer, uma vez que somos espíritos imortais e o nosso destino é a perfeição. As hostilidades do mundo poderão nos causar abatimento, mas sempre que se nos sentirmos tristes, em apuros, solitários, passando por dificuldades, busquemos ajuda, conversando com alguém, chorando para o desabafo, sorrindo, trabalhando, e nos apegando com Deus e os espíritos amigos que estão sempre à disposição para nos dá forças e todo apoio que precisarmos. Estejamos, paralelamente a isso, sempre dispostos a estender nossas mãos àqueles que passarem por nosso caminho.

A energia de ataques de fúria e más vibrações serão neutralizadas por bons pensamentos e boas ações de nossa parte. Combata o desânimo por pontos diferentes. Não se conturbe e não se culpe, mas assuma, se for sua a responsabilidade, entendendo que o importante de tudo isso é se conhecer mais e se modificar para melhor, sempre. Isso é o nosso auto descobrimento e nosso contínuo descobrir.

Deus, em sua infinita inteligência, sabedoria, justiça, bondade e amor coloca em nossas vidas todos os artefatos necessários para que aprendamos a ser inteligentes, sábios, justos, bondosos e amorosos.

Que ao passarmos pela vida das pessoas deixemos marcas e não nódoas. Marcas de cura, fé, esperança, otimismo, coragem, gratidão e perdão, mas se acaso deixarmos manchas, recomecemos, dispostos a escrever no tempo e na vida de nossos adjuntos uma nova história, uma história de amor, para que possam lembrar-se de nós como um presente de Deus em suas vidas. E que saibamos aceitar aqueles que passaram por nossas vidas como enviados do Alto para nosso reajuste e aprendizado.

Quem sou eu?

Eu sou a força que rege o Universo,

Eu sou a luz dentro da escuridão;

Inteligência do amor, sou o alívio da dor,

Sou mente e coração.

Estou nos raios de sol a brilhar,

Estou nos pingos da chuva que cai.

Estou no verde das matas, no colo da mãe

E no abraço do pai.

Eu sou a luz da razão, a força da criação,

Estou em todo lugar.

E tudo pode passar, mas a minha justiça se cumprirá!

Eu enviei o meu filho, que com todo seu brilho

Levou minha mensagem

Para mostrar que o tempo é um pequeno momento

Dentro da eternidade.

Mas muitos não entenderam e não compreenderam o que Ele falou.

Eu sou a própria verdade a trazer claridade,

Sou o consolador.

Estou no vento que sopra no ar, na chama que alimenta a vida;

Na harmonia do céu, na tinta e no papel,

A porta de uma saída.

Sou a criança que brinca e sorri, sou o menino que sofre e chora.

Coordeno a evolução, e toda situação ocorre em cima da hora.

A natureza é meu lar e a estrela a brilhar revela a força do amor,

Mas para me compreender é necessário andar como Ele andou.

Eu enviei o meu filho, que com todo o seu brilho

Levou minha mensagem

Para mostrar que o tempo é um pequeno momento

Dentro da eternidade...

Mas muitos não entenderam e não compreenderam o que Ele falou.

Eu sou a própria verdade a trazer claridade,

Sou o consolador.