Que sertanejo?

Afirmam os meios de comunicação que o sertanejo é a música mais popular do Brasil hoje. Mas desde quando isso que está tocando hoje é sertanejo?

Sertanejo, que é sertanejo, tem três essências: música instrumental, letra e sentimento. E nenhuma dessas três está presente nessa música dita como sertaneja.

O principal instrumento da música sertaneja foi assassinado e ninguém chorou a sua morte. a viola caipira morreu. Ela que já foi conhecida por ter um som único, que falava por si mesmo, hoje mal é lembrada. e não podemos chamar uma música de verdadeiramente sertaneja se ela não estiver, ao menos, acompanhando. Agora, lhe pergunto: qual foi a última música com som de viola que você ouviu?

A letra da música esta acabando, palavras sem sentido são proferidas e ninguém se dá conta de que isso não pode ser sertanejo. Música sertaneja tem letra que pode ser usada a qualquer momento: se não contar uma história, defende um sentimento. A letra de agora diz alguma coisa decente?

O sentimento está desaparecendo da música, falar de amor, defender um valor, não está mais presente nessa nova música. Que sentido tem uma música assim?

A música sertaneja está sobrevivendo de aparelhos e de alguns cantores que se recusam a cantar músicas sem letra e sentimento; e outras que não ouvem se não houver ao menos isso.