DISCURSO DE FORMATURA :GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Senhora Reitora,representante do Magnífico Reitor da ilibada Instituição Universidade Federal do Amazonas (UFAM) , ilustres professores, demais autoridades presentes, povo em geral , meu cordial boa noite.

Hoje é um dia ímpar, marcante, memorável que vai ficar registrado nas páginas indeléveis da memória. O dia mais significativo para um acadêmico que sabe o quanto é difícil e árduo trilhar os caminhos das chamadas Ciências Agrárias. Somente nós sabemos o que tivemos de transpor, saltar, renunciar, superar para podermos galgar os lauréis da glória da diplomação. Quantas noites maus dormidas, quantas ausências de nosso lar, quantos desafios intrigantes que tivemos de desvendar para podermos vislumbrar a GLÓRIA deste MOMENTO! No oceano do saber, vimos vários navios a deriva, náufragos longe da margem, vencidos pelas marolas do conhecimento que requer esforço e persistência! Quantos abandonaram o navio! Até mesmo aqueles que eram responsáveis de nos levar a bons portos chamado aprendizagem, pela pressão das ondas, mar bravio, borrascas de imergir quase a embarcação inteira restando apenas o fragor da sorte, se deram por vencidos. Mas chegar a MARGEM DA VITÓRIA era para nós um sonho dourado, o nosso destino que nada e nem ninguém foi capaz de nos tirar da rota. Os Titãs da desistência se levantaram, os minotauros da insegurança quiseram nos arremeter para o labirinto do fracasso, nosso caminho assim como a da Esfinge, era recheado de enigmas, se titubeássemos seríamos, indubitavelmente, devorados. Mas o segredo de toda conquista é não olhar para trás. Resolutos, seguimos em frente, em meio ao mar do conhecimento, azulado e infindo, sabíamos que alcançaríamos a margem da bonança e da fresquidão.

Sabe-se que uma luta, uma guerra, não se vence sozinho. Não existe exército de um homem só. Sabemos que essa conquista inestimável deveras, não devemos só aos nossos méritos, mas muitas pessoas especiais que Deus colocou em nosso caminho, nos apoiando, orientando-nos, dando-nos força. Por isso queremos agradecer em primeiro lugar, a nossa família na pessoa dos nossos cônjuges e filhos que foram a nossa principal inspiração, aos nossos pais que nos ensinaram a difícil ciência de viver, que nos inspiraram a viver aguerridos porque como dizia o célebre poeta Gonçalves Dias na Canção do Tamoio: “A vida é luta renhida, viver é lutar”. Aos nossos digníssimos professores que nos auxiliaram e instruíram-nos nos vários campos das Ciências Agrárias e afins, mestres amáveis, responsáveis, excelentes profissionais a quem queremos honrar também no exercício de nossa profissão.

Reconhece-se que o saber nunca se extingue, há sempre algo novo para se aprender, construir e se desconstruir. Como cantaram os aspirantes da Escola de Sagres, os que mais descobriram continentes inéditos que acabaram anexando-os aos seus países, “Há oceanos nunca dantes navegados”. Façamos do lema da escola de Sagres nossa inspiração para podermos se tornar verossimilmente, arquitetos da EDUCAÇÃO. Como dizia certo general chinês: “a sempre uma guerra para se lutar, a sempre uma caminho para se seguir, a sempre um reino para se conquistar”. Na profissão que abraçamos não há lugar para acomodação, o ensino-aprendizagem é processo, uma travessia íngreme que pode e deve ser superada. Aí está o inspirador desafio que compete enfrentarmos e vencermos. A intrépida batalha de sermos graduados não é mais só uma mera quimera, é realidade!

Diante deste feito inestimável, escrito com suor e lágrimas de alegria, cheios de garbo nos congratulamos neste dia que marca a entrada triunfal de seis intrépidos acadêmicos , finalmente diplomados para a célebre e seleta Academia das Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Parabéns a todos e meu Muito Obrigado!