Discurso de Inauguração do Teatro de Camaragibe

Bianor Mendonça Monteiro

Data de nascimento: 24 de abril de 1911

Data de falecimento: 29 de setembro de 1991

À todos os presentes: Sr. Prefeito João Lemos, demais autoridades, e comunidade presente: Meus cumprimentos e agradecimentos através da viúva de Bianor, Rosicler Medeiros Costa Monteiro e família.

Pode-se dizer com toda segurança sobre o caráter digno , a índole boa. Uma pessoa amiga que não media esforços para ajudar e colaborar com as pessoas que o procuravam. Voltado para as artes dramáticas onde durante muitos anos fez parte do grupo de teatro de Camaragibe, com sua voz rica de entonações e sensibilidades.

Também podia-se ouvir o som do seu violino pela manhã antes do labor profissional na fabrica de tecidos de Camaragibe e a noite entre dezenove e vinte e uma horas, o som repercutia pelas janelas do sobrado que morava nas ruas Pierre Collier e Comendador Moniz Machado,

Era um boêmio e sonhador. Voltado também para a arte de escrever poemas onde neles conta os sofrimentos e as alegrias da vida e do Camaragibe que surgia no entorno da Fábrica. Versado na arte de contar histórias e fazer viver fatos. Tinha amor pela escrita, pelos versos e poemas. E recitava poemas de escritores renomados com extrema vocação e calor humano Fez parte de peças teatrais e grupos musicais com Pedro Bernardo ( violão) , João de Deus (violão), Julieta Rocha ( cantora lírica), lenira Holanda ( teatro), Conceição Holanda (Cecinha)( cantora), José Rocha (Juca)( teatro), Joaquim Rocha ( Joquinha) (teatro) , José Alcioly (teatro), Aldemar Albuquerque ( Deda) (teatro), Emília Kuniscki (Teatro e primeira esposa de Bianor que faleceu cedo). Alcides Pereira, Artur Pereira ( violão), Claudio (bandulin), Renato Amena (bandulin), João Batista (cavaquinho), Amaro Rufino (pandeiro e cantor),Antenor (Tena) (saxe).

E se por acaso esqueci alguém, peço as devidas desculpas, por que tenho certeza que ele gostaria que citasse todos que trabalharam pelos valores artísticos de nosso Camaragibe.

Possuidor de uma enorme fé em deus e uma rica espiritualidade e orava sozinho e em um silencio profundo, todas as seis horas de cada dia, onde entregava-se aos cuidados espirituais. Falava que esta hora era sagrada devido a anunciação do nascimento de Cristo.

Trabalhador zeloso que começou como operário e foi desenvolvendo suas capacidades e atividades profissionais.

Convidado a trabalhar na Fábrica de tecidos de Camaragibe por Dr. Camilo Collier e Dr. Machado. Excelente matemático fazia Planejamentos e Controle de Custos e Produções da Fábrica de Camaragibe, da Fábrica de Delmiro Gouveia e da rede de Hotéis do Grupo Monte (Grande Hotel, Plaza Hotel)

Demonstrava um enorme respeito ao Sr. Antônio Carlos de Menezes, a Família Collier, e a Família Machado.

Para os amigos mais chegados quem não conhecia o jeito engraçado e caloroso de contar histórias e piadas. Tinha em seu coração uma simplicidade e humildade, bom esposo, bom pai, bom avô, afetivo, amoroso, sensível, dinâmico, conciliador, crítico, sabia argumentar e planejar trabalhos com uma participação sem igual.

Algo nele era muito mais forte que ele próprio como a sua capacidade de ser um orador que encantava as plateias para as quais era convidado a falar.

Um homem que em sua origem simples era um poliglota, pois falava inglês, espanhol, francês, e alemão que aprendeu estudando e praticando através de cursos, além de ser autodidata. Tinha os sonhos voltados para o futuro, gostava de repassar conhecimentos sem medo. E que mesmo em uma época difícil conhecia história e geografia do mundo com muita segurança e propriedade, dedicado a leitura de imortais da literatura mundial. Dono de um vocabulário rico e extenso.

Amava Camaragibe, amava a Vila da Fábrica, amava as pessoas daqui, amava a Fabrica de Camaragibe.

Agradecemos ao excelentíssimo prefeito Dr. João Lemos e a sua equipe, esta lembrança que reconheceu o nome de um homem que amava esta terra, e a sua esposa derramou lágrimas de felicidade pelo reconhecimento deste homem amado e respeitado por sua família, que sempre ensinou coisas boas e mostrou como se guiar por bons caminhos e pelos princípios da dignidade e humanidade.

Sr. Prefeito, vereadores, e a toda equipe deste governo e aos presentes, aqui demonstramos todo o nosso agradecimento através de sua esposa Rosicler Medeiros Costa Monteiro e de seus filhos Mariza Rita, Isla Maria ( in memoria) Lúcia Maria, Maria de Lourdes ( in memoria), Bianor Kuniscki, Teresa Cristina, Maria Lúcia ( Malú ), Sandra Helena e todos os netos . Nosso muito obrigada por realizar mais um sonho.

Teresa Cristina Monteiro
Enviado por Teresa Cristina Monteiro em 03/07/2015
Reeditado em 06/07/2015
Código do texto: T5298467
Classificação de conteúdo: seguro