REPÚBLICA DOS ESPECIALISTAS

No cenário político atual, que tipo de discurso é capaz de promover o bem-estar geral? A resposta está no círculo fechado daqueles indivíduos que são melhor informados (os especialistas). Há um ceticismo em relação à solução por meio das manifestações populares, um receio de que, nessa hipótese, se uma estratégia de mobilização popular não for eficientemente articulada na base da pirâmide social, o interesse econômico e a força política de grupos organizados prevalecerão na opinião pública, em detrimento do interesse social. A cúpula da estrutura de poder (a superestrutura) procura se esquivar da pressão das ruas, com um discurso de dominação ideológica difundido por via da propaganda midiática.

A forma institucional pela qual a classe dominante subjuga a sociedade é a engenharia social desenvolvida e implementada pela República dos Especialistas. No entanto, a sociedade já percebeu a sua importância no âmbito da organização e fiscalização de um Estado Social focado, por definição, na solução dos problemas responsáveis pelas desigualdades socioeconômicas e políticas que embargam a construção da sociedade livre, justa e solidária prevista na Constituição Federal do Brasil.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 29/07/2015
Reeditado em 02/08/2017
Código do texto: T5327924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.