FAXINA MENTAL

Estima-se que a causa do Alzheimer seja o acúmulo das proteínas beta-amilóide e tau no cérebro associada à diminuição do neurotransmissor acetilcolina. Entretanto suas causas ainda não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela pode estar relacionada a alguns fatores de risco tais como:

Influência genética;

Contaminação com metais como mercúrio e alumínio;

Traumatismo craniano;

Aterosclerose;

Idade;

Baixa escolaridade.

Fonte: Dr Ivan Aprahamian (Médico internista e geriatra. Tem mestrado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e doutorando em Psiquiatria pela FMUSP).

Dito isto, difícil contestar o eminente médico, pois seu árduo trabalho de pesquisa esclareceu alguma coisa. Entretanto, nos itens cima, um é subjetivo, a Baixa escolaridade. Tal constatação abre um campo enorme na área da subjetividade. Sabemos, e é fato, que estresse e depressão são causadores de muitas doenças físicas. O que estas duas doenças afetam o corpo físico é algo que os médicos e cientistas são categóricos em afirmar. Eles têm compromisso com as pessoas ao inferir tal assertiva. Eu não tenho. Sou um observacionista apenas. Longe de comparar-me a eles. Entretanto tenho a convicção que esta doença, que afeta o cérebro, tem muito a ver com o acúmulo de “poluição”, tais como: rancores, tristezas, desavenças, ingratidão, negligências, maus amores, frustrações, sofrimentos, intolerância e outros dissabores. Tudo isto polui o cérebro, não diretamente, mas provoca distúrbios no funcionamento do mesmo. Viver uma vida saudável para prevenir o Alzheimer, é a mesma coisa que dizer que, alimentar-se de forma saudável previne o infarto, e muitos deles se dão por outros fatores subjetivos, o principal: o estresse. Para prevenir o mau funcionamento do cérebro, o melhor caminho é a “faxina”: Livrar-se de todos os rancores; cultuar a alegria de viver; agradecer aos antepassados; agradecer sempre; resolver todas as desavenças; perdoar; ser tolerante; manter sempre o bom astral; manter sempre o bom humor. Com certeza seu cérebro não errará na dose de proteínas e não acumulará metais.

Sérgio Clos
Enviado por Sérgio Clos em 30/09/2015
Código do texto: T5400028
Classificação de conteúdo: seguro