Que tipo de mentira é você?

É difícil não mentir. A mentira é uma coisa que nós desvincilhamos, camada por camada. Sim, existem diferentes camadas de mentira, maiores e menores, que te impedem de chegar na verdade. A verdade não tem camadas, é uma só, mas é tão grande que você só pode enxergar parte dela, mas você pode aumentar o tamanho da parte da verdade que já viu. A verdade sempre esteve aí, a não ser a verdade que compõe as transformações que provocamos no mundo. De qualquer forma, uma vez que algo se torna verdade, ele entra nessa esfera que é a verdade total, a verdade absoluta, e aumenta ela. Depois disso, ela está lá. A mentira não, ela sempre é inventada. Não existe uma mentira que não foi inventada, a partir de maldade ou de uma má compreensão da verdade. Nesse aspecto, faz muito mais sentido dizer que a verdade não tem dono. Mas a mentira sim, ela sempre tem um. É por isso que a verdade é superior ao ser humano. Como não podemos inventá-la, só percebê-la, sempre que alcançamos mais verdades estamos ascendendo. A mentira é inferior. Como foi inventada pela mente humana de alguém, é uma mentira logicamente inferior à mente humana, já que cabe dentro dela em sua totalidade. Você decide se quer ser inferior ou superior.

E a pior das mentiras, mostrar para todos, tudo o que você não é dentro de casa, como é bom receber elogios dos vizinhos, amigos, nas redes sociais, que você é maravilhoso(a), que é romântico(a), que é tudo o que uma pessoa procura na outra para ser feliz, Ha se eles descobrissem minha verdadeira face, o eu endiabrado, pronto a dar as garfadas que dou e promovo dentro do meu recinto ou inferno particular, onde apronto e pinto o sete porque sei que na minha zona de conforto ninguém vai espalhar que sou o próprio diabo, por isso é mais fácil chamar o vizinho de linguarudo, o amigo de traíra, quando não sou os pais que meu filhos mereceriam ter ou não sou o filho que meus pais mereceriam ter, ou ainda não sou o irmão que meus irmãos mereceriam ter, é por viver de mentiras querendo agradar quem não faz parte dos nossos círculos, que as vezes a esposa não é mulher que seu marido mereceria ou o marido não é o homem que sua esposa mereceria, quantas mentiras vivemos no nosso cotidiano, quantas verdades deixaram de ser verdades só porque é mais cômodo a mentira por menor que seja.

Mas mesmo que você já seja uma pessoa considerada honesta, algumas verdades nuas e cruas são difíceis de falar pra outras pessoas, por medo de ofendê-las ou magoá-las, mas lembre-se que você está apenas prorrogando a ofensa e a mágoa e até atenuando ela em potência se não falar logo a verdade. É difícil dizer pra alguém que ela está fedendo, por exemplo, mas se você não disser, ela vai continuar fedendo. Mas onde arrumar coragem pra dizer? A coragem é algo que compõe uma força. Você precisa ser corajoso, e uma vez que decida avançar pra mais uma camada de verdade, nunca mais sairá dela, a não ser que suba. A covardia é uma fraqueza, e está ligada à mentira. Quem mente tem medo da verdade. Quem decide mentir fica no mesmo nível ou desce uma camada. Você precisa DECIDIR ser corajoso, porque, como diz Viktor Frankl em seu maravilhoso estudo sobre a mente humana que culminou na criação da logoterapia, a decisão de hoje é o impulso de amanhã.

Vil Becker
Enviado por Vil Becker em 02/11/2015
Reeditado em 04/11/2015
Código do texto: T5434921
Classificação de conteúdo: seguro