A Flexibilidade do Cristianismo Contemporâneo

Vivemos num período de democratização do cristianismo. A religião está se moldando aos interesses comuns, por mais que isso vá contra ás bases da própria crença. Hoje existem inúmeras igrejas, cada uma com uma doutrina diferente. Existem igrejas para pessoas mais conservadoras e existem igrejas que fazem raves. As coisas estão mudando, e mudando muito. Hoje, ninguém mais acredita na condenação do inferno (pelo menos, não para si próprio). Vivemos no tempo da "graça" onde Jesus morreu e perdoou todos os nossos pecados. Não há mais condenação. Não importa, como dizem, a placa da Igreja, o que importa é buscar a Cristo, o Salvador. Não há mais condenação!

A não ser que seja um ato que vai contra aquilo que penso. Existe uma pregação a favor da "família tradicional" e dos "bons costumes". Existe uma pregação que abre as portas do inferno para condenar os homossexuais. Afinal, a Bíblia condena a pratica:

"Com varão te não deitarás, como se fosse mulher: abominação é;" (Levítico 18:22)

Mas então vemos um exemplo de democratização: A Bíblia é a fonte de sabedoria e a palavra de Deus. Mas muita coisa não foi escrita para a sociedade contemporânea. Pelo menos eu não acredito nisso!

No mesmo livro encontramos outras condenações que não são levantadas em público:

"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba" (Levítico 19:27)

E logo no versículo seguinte:

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR" (Levítico 19:28)

O interessante é que o versículo 28 é usado como pregação contra tatuagem, mas o 27 é excluído totalmente.

Da mesma maneira, não atentamos para a condenação de comer carne de porco (Levítico 11:7-8), nem buscar adivinhações (Levítico 19:31) e muito menos usar roupas de tecidos diferentes, ter várias flores no jardim ou gato e cachorro na mesma casa (Levítico 19:19).

"Mas isso é antigo testamento! Jesus o anulou!"

"E os homossexuais?"

"O novo testamento também os condena"

Exato, assim como condena o divórcio e ninguém da a mínima para isso.

Vivemos o tempo da democratização.

Não existe mais o Deus do AT nem do NT. O que existe é um Deus "meu". Um Deus pessoal que entende a minha vida e me guia nela. Se eu caio, Deus me ampara. Se eu peco, Deus me perdoa. No fim das contas, o homem deixou de acreditar na Bíblia, ele passou a acreditar em si mesmo!

"Não precisamos ouvir aquilo que não queremos ouvir. Precisamos ouvir aquilo que queremos!"

Hoje, uma Igreja que promete cura, prosperidade financeira, visões do futuro e exorcismo consegue lotar em uma segunda-feira a noite. Mas uma Igreja que se preocupa em ensinar a Bíblia, que se preocupa em falar o que os fiéis precisam ouvir e não aquilo que querem ouvir, não consegue ficar cheia mesmo em um domingo a noite.

As Igrejas católicas mudaram suas missas. Não existe mais a monotonia sempre repetitiva da liturgia clássica. Hoje, as Igrejas católicas promovem semanas inteiras de missas com música, dança, pregações. Católicos, que até certo tempo permaneciam em silêncio nas missas, apenas falando na hora do credo, hoje falam em línguas estranhas como os pentecostais e desmaiam ao sentirem a presença de Deus.

O professor Leandro Karnal disse: "O maior desafio do mundo contemporâneo é cristianizar os cristãos".

O cristianismo foi democratizado. E está cada vez mais longe da sua essência. Se Jesus voltasse hoje e pregasse tudo de novo o que está nos evangelhos, muito provavelmente seria tachado de PTralha, comunista e louco.