DISCURSO PARA O DIA DAS MÃES-LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA/SE

Meu discurso, para ser lido no dia 11 de maio de 2016, durante a solenidade de homenagem ao Dia das Mães, na Loja Maçônica Cotinguíba, às 19h00minh.

Senhoras mamães, amigos e amigas, minha família, Venerável Mestre e Senhores Maçons:

Hoje nos encontramos para celebrar o Dia das Mães. Fato que aconteceu no domingo passado. Falar das Mães é falar de seres especiais, seres benditos que estão neste mundo com o único propósito: amar infinitamente seus filhos. Mães são mulheres, mulheres especiais, mulheres guerreiras, carinhosas, amorosas e dedicadas aos extremos.
Atualmente as mulheres querem a igualdade, buscam seus direitos e seu espaço. Mas as mães querem somente cuidar dos seus filhos, protegê-los. Existem mães profissionais, mães donas de casa, mas todas são maravilhosas. Mãe independente, mãe que é pai e mãe, mãe- amiga mãe que parece a irmã da filha, mãe-avó, mãe de coração. Todas só querem dar amor, zelar, cuidar e proteger sua cria, sua prole.
Quero declarar meu amor à minha mãe Dona Guiomar, uma sergipana bondosa e generosa. Uma pessoa pequenina, mas com o coração do tamanho do mundo. Um exemplo de ser humano. Ela não está mais entre nós, não fisicamente. Está em outro plano espiritual, mas com certeza, cuidando e zelando por todos nós, suas quatro filhas e um filho. ‘Mãe, eu sinto tanta falta de você’. ‘Mãe, como eu amo você’.
E com esta declaração de amor a minha mãe, quero declarar meu amor a todas as mães, principalmente as que estão aqui neste momento. Rendo as minhas homenagens a esses seres sublimes, desprendidos, que nos ensina que todo dia, é dia de construirmos a felicidade e que devemos amar a vida e valorizar cada minuto.
Toda mãe é a prova de que o amor incondicional existe. Sei que o Dia das mães é todos os dias, na verdade. Contudo quero aproveitar este dia do nosso calendário dedicado a elas, para parabenizá-las pelo amor latente que todas possuem. Pela bondade, amizade e o sacrifício que não medem para ajudar ou defender seus filhos e filhas.
Mães entendam que tudo pode acontecer. O dia pode virar noite, o rio virar mar, o tempo passar, a velhice acontecer, a morte chegar, mas vocês mães queridas, sempre serão as nossas estrelas, as mais brilhantes e as mais lindas.
Por que amamos tanto as nossas mães? Simples de responder a esta pergunta. Porque foi ela quem nos deu a vida, quem cuidou de nós de uma maneira especial, de um jeito que ninguém mais seria capaz de cuidar. É aquela pessoa que pergunta como estamos, com quem saímos, se almoçamos, que hora iremos voltar. É aquela que nos acorda, que dá o remédio, que nos leva ao hospital e que fica com a gente, segurando a mão.
Aquela que nos dá conselhos, que avisa para termos cuidado com os falsos amigos, afim que evitemos os desapontamentos e as lágrimas. Mãe é aquela que muitas vezes é obrigada a dar umas palmadas, para que possamos entender que existem regras e limites. Para aprendermos a respeitar o outro. E mesmo sabendo que o castigo foi necessário, chora copiosamente arrependida.
Nós filhos, sabemos o quanto é difícil ser mãe. Ter que cobrar sempre a verdade, ler os nossos pensamentos, nossos olhares e descobrir o nosso estado de espírito. E quando estamos adultos, que não dependemos tanto das senhoras, porque o mundo gira mesmo que não empurremos, a preocupação continua, penso que mais forte, porque agora o nosso voo é mais alto.
Nesta noite especial, quero desejar as Mães, uma relação de amor com seus filhos, mais tranquila, sem tantos conflitos e embates. E a nós filhos, mais dedicação e empenho, em tornar esta relação em algo mais leve para nossas genitoras, que precisam entender que os tropeços que iremos dar, são com certeza, de extrema valia, para o nosso crescimento pessoal e emocional e que nem por isso devem perder noites de sono tentando encontrar alguma saída, porque o problema agora é nosso.
Educadora Cris Souza
Enviado por Educadora Cris Souza em 29/06/2016
Reeditado em 29/06/2016
Código do texto: T5682010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.