APRESENTAÇÃO DE CRIS SOUZA, POR DR. JOSÉ ANDERSON NASCIMENTO

A POETA CRIS SOUZA

A poeta Tânia Cristina dos Santos Souza, conhecida nos meios literários como Cris Souza, desenvolve um trabalho invulgar na difusão cultural, produzindo poemas de verso livre, que, apesar de autônomo em relação a esquemas métricos, não deixa de integrar-se numa certa musicalidade e num certo ritmo, como é exemplo o seu poema “Amando”.
Cris Souza é pedagoga, graduada na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Fortaleza, Ceará; Pós-graduada em Ensino Fundamental e Infantil, na Faculdade Atlântico, em Aracaju; e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Suas experiências no campo da sua formação profissional despontam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso e Colégio Estadual 24 de Outubro, onde participa de uma atividade educacional e desenvolve projetos culturais, envolvendo crianças e pré-adolescentes, tudo voltado para a aprendizagem da Língua e da Literatura Lusófona, com atividades em oficinas poéticas e em exercícios de cidadania.
Devido à sua atividade em que interage poesia com educação infantil, Cris Souza tem obtido reconhecimento de instituições nacionais e internacionais, pelo seu profícuo trabalho no desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes, a exemplo do Prêmio Tribuna, em destaque na Educação, em 2012. Pelo seu ativismo cultural, recebeu o Prêmio Internacional Literarte, em Foz do Iguaçu, Paraná, em 2013; Prêmio Latino-Americano em destaque na Educação, em Rosário, Argentina, em 2013; Prêmio Luso-Brasileiro, conferido pela Editora Mágico de Oz, em 2014, no Rio de Janeiro; Prêmio Internacional Literarte, com o perfil de destaque em Educação, em 2014, em Ouro Preto, Minas Gerais; Prêmio Pensando a Educação e a Comenda Ubiratan Castro, conferidos pela ABRASA, em 2015, em Aracaju; e recebeu o título de Embaixadora Internacional e Imortal da Poesia, na Academia Virtual de Poesias. Além disso, atua como Acadêmica Correspondente da Academia de Letras de Goiás e da Academia de Letras e Artes de Fortaleza.
Na sua incessante atividade cultural, Cris Souza dirige o Café Poético Sergipano e Sarau Sergipano de Mulheres e a Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura. Aficionada ao mundo virtual direcionado à Pedagogia e à Literatura, fundou o blog Dicas Pedagógicas e é tutora de grupos literários no WhatsApp. Nesse campo de atuação, ministra, em escolas públicas e particulares, palestras direcionadas ao público infanto-juvenil com temas de formação de leitores e de boa cidadania.
A autora em comento publicou o livro infantil “Carolina e sua boneca Lindinha”, em 2013, merecendo comentários elogiosos da crítica especializada, os poemas “Sonhando”e “Amando”, este selecionado para a Antologia Camões e seus convidados, da Editora Mágico de Oz e o poema “Perdi o trem”, publicado na antologia “O trem imaginário III”, da Academia Ferroviária de Letras, em 2015.
O múltiplo trabalho educacional de Cris Souza, a sua poesia e a sua participação em academias e em grupos culturais do estado, recomendam a sua integração ao Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, um núcleo de apoio institucional da Academia Sergipana de Letras, que o reconhece como órgão auxiliar na divulgação social das atividades acadêmicas.
Aracaju, 12 de outubro de 2015.

JOSÉ ANDERSON NASCIMENTO
Presidente da Academia Sergipana de Letras
José Anderson Nascimento
Enviado por Educadora Cris Souza em 29/06/2016
Reeditado em 29/06/2016
Código do texto: T5682582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.