Tudo que é bom demora

Cada um de nós percebe o tempo de forma diferente a todo tempo. Ele é lento no trabalho e rápido no cochilo de cinco minutos. Ele não passa na fila, mas mal o percebemos durante nossa série favorita. Assim, notamos que o tempo físico tem leis bem estabelecidas, mas que o tempo percebível, não tem leis, só vontades.

Ou melhor, o tempo, como nós o sentimos, tem apenas uma lei: tudo que é bom demora.

Embora o prazer em si seja efêmero, o caminho até ele é longo. Tudo que é há de melhor na vida levou muito mais que um dia para ser criado, aperfeiçoado e produzido. Até o suculento (se você gosta, como eu, de ser enganado) fast food da esquina, embora montado em três minutos, levou décadas para se tornar aquele pedaço de carne(?) repleto de sabor. Receitas foram criadas, testadas e descartadas; plantações foram cultivadas, colhidas, armazenadas, manufaturadas, transportadas e conservadas; fábricas foram erguidas; empregos criados; impostos pagos; para que, enfim, seu lanche fosse saboreado. Mas nós só sentimos aqueles, intermináveis, três minutos na fila da lanchonete. Acredito que essa impaciência que nos toma diante de demoras tão, numericamente, desprezíveis, é nosso subconsciente agindo para fazer justiça a todo este trabalho que nossos olhos não veem.

Se toda a história de um sanduíche não lhe parece assim tão impressionante, talvez devêssemos olhar para a sua própria história. Será que temos de fato ciência do que a humanidade precisou caminhar para que chegássemos aonde estamos hoje? Quantas greves foram organizadas para que se existisse uma carga de trabalho justa? Quantas guerras foram travadas para que pudéssemos experimentar um pouco de paz? Quantos escravos para termos liberdade? Quantas revoluções para quase termos igualdade? Dizem que Deus demorou sete dias para fazer esse universo todo, mas você já se perguntou quantas horas tem os dias de Deus?

Tudo que é bom demora. O vaso sanitário tem cinco séculos e a internet mal completou cinquenta anos. Já pensou viver sem nenhum dos dois? Aposto que não. Mas tem gente que vive, e são muitas e muitas, mais do que você pode contar sem se perder.

O passado está aí não para nos orgulhamos dele e sim para nos apressar para frente, cada vez mais rápido.

Tudo que é bom demora e você é só mais um passo rumo a um futuro que você não verá. Portanto, meu amigo, tenha paciência e faça sua parte. Nós nunca teremos tempo o suficiente para fazermos tudo que queremos fazer, logo, aprecie melhor tudo que você conseguir fazer. Ame o quanto puder, crie o quanto puder e sinta devagar, pois tudo que é bom demora, principalmente viver.