O que é saudade?

Saudade é uma dor sufocante presente em cada canto que se olha. É sentimento abstrato que esmaga o peito como se fosse concreto. A saudade é a vírgula quilométrica entre dois pontos, dos muitos textos que a vida infelizmente pausa por falta de prosa. A saudade afoga com as águas calmas do passado, desfoca o presente e congela o futuro como faz o frio de uma nevasca.

A saudade transforma uma música qualquer em motivo para pensar naquilo que partiu para outra cidade mas que nunca deveria ter ido. Saudade é emoção indivisível e incontestável para relembrar o gosto inesquecível daquela pessoa que mudou nossos passos, gestos e hoje, infelizmente não está mais nos nossos planos. A saudade é a sombra que não precisa da luz para nos seguir por cada calçada da vida. Ela repousa num banco de passageiros vazio, dorme em nossa insônia, esconde-se nos presentes que prendemos em caixas lacradas pelo medo de encarar as memórias boas.

Ela transforma qualquer filme de amor em lágrimas reais. A saudade enlouquece, embriaga, faz o mundo todo ter uma só cara e nenhuma cura. A saudade é um bar que já saiu rotina, uma sobremesa de nutella que não tem mais o mesmo gosto.

É o medo de perder uma peça em meio à multidão e nunca mais encontrar outro alguém que encaixe tão bem nesse quebra-cabeça... E não acha, viu ?

Saudade é temer a vinda do novo e teimar em achar que o velho sempre será a melhor parte dessa obra de arte, chamada vida.. E ter a certeza que é !

A verdade é que ninguém nesse palco real está imune ao pesar da saudade, a dor das inevitáveis partidas e aos planejamentos que talvez permaneçam inacabados até o fim da vida, esquecidos numa lista eternamente guardada no fundo da gaveta, mas nunca jogada fora. Desconheço alguém que não tenha perdido o chão, a cabeça, a pose e até mesmo a sanidade quando deu de cara com esse tal sentimento com cheiro de fotos velhas. Não existe colete à prova de saudade, nem formas de blindar nossa vida dos estilhaços daquilo que vai e nem sempre volta.

Sendo bem sincero, existem sim algumas formas para não esbarrar na saudade: recuse toda e qualquer alegria que te faça gargalhar até sentir dor na barriga, nunca se envolva com alguém capaz de colorir teus dias mais cinzas e chuvosos, esqueça que pode existir alguém no mundo que vai te fazer sorrir ao te trazer o chocolate que mais ama só porque sabe que você está furiosa, não viaje e não conheça lugar algum diferente do seu local de trabalho e sua casa, não saia de baixo do edredom por nada e nem aceite que alguém compartilhe com você toda a preguiça de um domingo chuvoso, não beije nem na bochecha e em hipótese alguma deixe alguém te fazer cafuné.

( Com certeza, o melhor da sua vida ).

Mas se eu pudesse realmente escolher, gostaria que o meu coração parasse, de repente, nos braços de quem tanto o acelerou.

Vil Becker
Enviado por Vil Becker em 11/09/2016
Código do texto: T5757771
Classificação de conteúdo: seguro