"Nunca se mente tanto como antes das eleições,durante uma guerra e depois de uma caçada".

Otto Von Bismarck (Diplomata Alemão)



Não sei o que pode ocorrer nesta reta final das eleições municipais, pois há muito acirramento quanto à ocupação de cadeiras do legislativo, e em algumas cidades, uma forte tendência a repelir candidatos, em que o partido tenha nome envolto em escândalos recentemente divulgados.


Eu, não posso, falar de outras cidades, pois desconheço sua problemática, então me refiro à minha, na qual vejo pessoas, como sempre com aquela imagem, de que os vereadores poderão resolver os problemas da cidade, trazer mais segurança, resolver questões ligadas à educação e a saúde, um ledo engano. Claro, os nobres candidatos contam com a ignorância e carência da população neste sentido, então valem-se de promessas e mais promessas, que sabemos não serão cumpridas.

O cargo de vereador é de investidura garantia por lei, e tem suas atribuições que poucos sabem e no decorrer da história, acabou sendo negligenciada pelos candidatos, haja vista, que sabendo da fragilidade das políticas publicas,usam desta falha, para angariar votos.
As funções do vereador são:

Função Legislativa: onde basicamente, consiste em elaborar as leis que são de competência do Município.

Função Fiscalizadora: O vereador tem o poder e o dever de fiscalizar os atos do Executivo, tais como: aplicação dos recursos observando o orçamento.

Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual.

Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação de contas púbicas dos administradores e de apuração de infrações político-administrativas.

Então, resumindo, candidato a vereador não pode prometer o que não tem poderes para cumprir e/ou realizar, tais como: criação de creches, hospitais, regularização de loteamentos e casa populares, etc. A atribuição do vereador é auxiliar a administração municipal, por meio de Indicações e Requerimentos, o restante é tudo propaganda eleitoral.
 




Fonte de pesquisa: TSE.JUS.BR




 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 23/09/2016
Reeditado em 21/10/2018
Código do texto: T5769772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.