Com a palavra, o professor!

É lamentável acompanhar os resultados do IDEB, dos estudantes brasileiros, do Ciclo II do Ensino Fundamental. Diferente do Ciclo I, que vem superando a média Nacional a cada ano.Se as autoridades e os pais pararem para observar, verão que estes quatro anos na escola estão passando em branco.

É uma fase muito difícil para todos os envolvidos, principalmente para os protagonistas da história, os alunos. Fase da rebeldia adolescente, fase em que acreditam que já sabem tudo, ou descobrem que não sabem nada e desistem, fase em que os pais acreditam que os seus filhos já sabem caminhar sozinhos, fase das primeiras paixões, das grandes descobertas, ah, e fase do:"eu ainda sou novo para saber o que quero"! A única coisa que parece não fazer parte das tais fases do adolescente, é o compromisso com seus estudos. Governantes precisam levar a sério a Educação dos nossos jovens, deixarem de pensar que Educação não é investimento, parar de criar projetos mirabolantes com nomes novos e bonitos. Todas as propostas vem com boas intenções, mas, infelizmente, na prática não passam de mais uma mudança de slogan. As pesquisas vem mostrando que o aluno está chegando no Ensino médio com grande defasagem. Mas teremos o novo Ensino Médio, que o aluno sairá no terceiro ano com uma profissão. Que profissionais estão querendo jogar no Mercado? Quando irão levar a sério a Educação desse país?

A formação de um filho se dá por toda vida, não apenas numa fase.

Não basta ensinar o caminho da escola, tem que acompanhar de fato!