Discurso de formatura - Ausentes

Pra falar de ausência, é preciso falar em saudade. E falar em saudade dói.

Dói porque a saudade faz chorar, é avassaladora, inesperada. Dói porque não se acumula cotas de tempo com as pessoas queridas pra se proteger no futuro, quando a saudade chegar. Um dia, de súbito, a saudade está lá, resultado da ausência de alguém muito amado, plantada do lado de fora da porta, já se convidando pra entrar e sentando na cadeira ao lado da gente.

Alguns de nós perderam pessoas muito queridas ao longo do tempo de faculdade ou tiveram que aprender a conviver com a distância das pessoas que amam.

E não tem nada que possamos fazer. Só dá pra deixar a saudade entrar e aprender a conviver com ela. O segredo é que o dia sempre amanhece, que a gente se acostuma e amadurece.

Pra essa turma de gente feliz que se forma hoje, desejo a saudade. Antes a saudade do que a indiferença, o não viver. A ausência, momentânea ou eterna, é um fato, mas é a saudade, o sentimento que comprova o amor que existe, que existiu.

Fomos amados, amamos, esse é o sentimento que deve ficar. E que esse amor nos dê a certeza - da maneira que cada um de nós quiser acreditar - de que nossos ausentes queridos estão aqui presentes no dia de hoje para celebrar com a gente mais essa etapa de vida que é cumprida.