Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUE É SER FELIZ?

O que significa ser feliz? Qual a razão de tanta busca pela felicidade duradoura? Não seria a felicidade apenas um estado momentâneo? Ao qual nos resta apenas cultivá-lo sempre.
Quantos e quantos se empenham em uma busca infinda, desgastadora e por fim saem sem sentir o gosto raro da abstrata felicidade. Os momentos vividos são únicos, as experiências de vida nos faz crescer absurdamente e o sonho de ser feliz nos exaure por toda vida. Às vezes deixamos de viver o momento, de aproveitar de nossas experiências para projetar uma felicidade invisível. Por quê pensar que tem de comprar aquele carro dos sonhos pra depois ser feliz? Por quê achar que primeiro tem que haver realização profissional, pra depois pensar em satisfação pessoal? O materialismo corrói arduamente o coração dos homens, os transforma em escravos, em servos, em irracionais. Por quê o homem corta árvores, desvia leito de rios, polui o ar? No fundo este degradador imagina que está trabalhando e irá conseguir um bom dinheiro com tal tarefa. E realmente ele consegue retirar fundos vultuosos da atividade depedradora da natureza. O egoísmo parece ser como uma tenda que obscurece a visão social deste homem animal. Aliás, infeliz colocação, ao homem atual não mais lhe cabe o depreciativo de “animal”, porque esses sim sabem mais que nós ter a gratidão necessária à nossa antes farta mãe natureza. Não sei se o homem não estava preparado para o livre-arbítrio ou o que foi que aconteceu, mas a verdade é que criamos concepções que acabarão por extinguir ainda a raça “racional”. Exemplos disso são: egoísmo exacerbado, ódio, fama, fortuna e a tão vangloriada felicidade que muitos não sabem a real concepção de tal substantivo que por ironia é abstrato. A felicidade é algo que é facultado a todos, está realmente bem perto de cada um de nós, é necessário, porém que nos empreendamos em vivê-la intensamente, sem sonhos com a abastança, mas com amor ao próximo, a deus, e a vida, que por si só é uma dádiva divina.
Renan Gebatty
Enviado por Renan Gebatty em 01/09/2007
Reeditado em 02/09/2007
Código do texto: T634282

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Ex: cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Renan Gebatty
Bom Despacho - Minas Gerais - Brasil, 31 anos
31 textos (5224 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/10/17 11:17)
Renan Gebatty