Amor Egoísta X Amor Altruísta

Pessoas sentem orgulho de agir por amor. Estou falando daqueles que pronunciam um “eu faria TUDO para ter você ao meu lado”. Lutam para ter a pessoa amada, suplicam, mandam flores, escrevem cartas e recitam poemas. Entendemos como atitudes positivas de quem esquece de si mesmo e age pensando no ser amado. Mas uma análise um pouco menos superficial traria a tona um outro ângulo de situações desse tipo. Quem age com estes modos, muitas vezes o faz pensando ser altruísta, entretanto engana-se a si mesmo. Está pensando na verdade nos próprios interesses. Quer para si o quentinho no coração de ter consigo a pessoa amada. E por isso tem em menor conta a preocupação com os sentimentos do outro, de sorte que se esquece que aquele ser humano também tem o direito de estar com quem gosta. Poucas vezes vi o egoísmo tão bem disfarçado de altruísmo. Isso por que se a frase fosse “eu faria TUDO para fazer você feliz”, muita vezes a opção mais eficiente seria sumir, e não mais pronunciar uma só palavra. Pelo contrário, penso que o amor está mais perto do altruísmo que do egoísmo. Analisemos com cuidado nossas atitudes e intenções, de modo que quando a colheita chegar, saibamos pelo menos o porquê da sua qualidade.

26.10.2007

KukaRafa
Enviado por KukaRafa em 26/10/2007
Reeditado em 30/10/2007
Código do texto: T710598