TU ÉS TEU ÚNICO VERDADEIRO AMIGO!
JB Xavier
Não importa quantos amigos tenhas. A imensa maioria deles são apenas colegas. E dos poucos amigos que restam, muitos deles não terão fôlego para ir contigo até o final, quando este final for um problema verdadeiramente grande que você tenha.
É muito fácil confundir amigos com colegas. Que fique claro: colegas são os amigos com os quais não se pode contar. São aquelas pessoas cujo relacionamento contigo é superficial, não importa o quanto pareça profundo, nem o quão dedicado o colega é. Um exemplo que distingue bem um do outro: Se lançares um livro, teus colegas te desejarão sucesso. teus amigos comprarão teu livro. Se postares coisas boas nas redes sociais, teus colegas te darão os parabéns. Teus amigos compartilharão teus posts.
Geralmente só saberás quem é colega e quem é amigo, da maneira mais dolorosa, que é quando o colega te deixa na mão numa hora em que ncontavas com ele.
Já os amigos costumam ir conosco mais longe, e geralmente nos apóiam em nossas quedas. Mas, mesmo estes tem um limite, além do qual, também eles se afastam, de maneira que o título deste artigo parece ser um fato inquestionável.
Ingratidão? Não, apenas as pessoas tem suas próprias vidas e os próprios problemas para resolver. Não lhes peça para ficarem ao teu lado. Quem realmente permanecer contigo, não precisa desse pedido. Ela estará ao teu lado se achar que merecese se achar que estás te ajudando também. Ninguém permanece ao lado de quem abandona a si próprio.
Numa palavra: Colegas são envolvimentos. Amigos são comprometimentos!
Sendo assim, é bom que sejas um amigo sincero de ti mesmo, e que nunca, absolutamente nunca, sejas apenas colega de ti próprio. Isto seria um perigo, porque talvez chegue um momento em tua vida em que, olhando para os lados, só encontres tu mesmo para te socorrer. Neste momento, somente uma coisa te salvará: O comprometimento que tu tens para contigo mesmo e para com teus princípios.
Se esse comprometimento não existir, ou se for fraco – o que é a mesma coisa – acabarás por perder tuas próprias referências e passarás a ter piedade de ti mesmo. Isto é o início do fim!
É preciso manter acesa a chama da esperança, mesmo que tudo à frente seja escuridão, porque é esta chama, por tênue que seja, que iluminará alguma possível saída do labirinto.
É muito comum que pessoas se acostumem a receber palavras de incentivo dos pais, “amigos” e outros que lhe queiram bem. Entretanto, chega um momento em que estarás sozinho. É a hora da verdade. Este é o momento em que serás testado e forçado a buscar força no único amigo que realmente tens: tu mesmo!
Dependendo da maneira como foste treinado para a vida, este teu verdadeiro amigo te dirá que não existe problemas complexos, o que existe é a reunião de pequenos problemas, e que cada um, a seu tempo, acendeu um sinal amarelo em tua vida, que tu, por algum motivo, ignoraste.
Talvez te diga também que não há situações desesperadas; há, sim, pessoas que se desesperam diante de algumas situações. E se cultivaste verdadeiramente esse teu amigo mais íntimo, ele certamente te dirá que a felicidade sempre esteve perto de ti. Tu é que perdeste a capacidade de enxergá-la, e te explicará que isto aconteceu porque provavelmente, optaste pelo Ter, e não pelo Ser.
Teu melhor amigo te dirá que assim como os grandes problemas são o resultado da reunião de problemas pequenos, assim também as grandes vitórias são o resultado dos pequenos sucessos.
Dirá também que cada pequeno sucesso deve ser festejado, porque são essas pequenas festas que te fornecerão o otimismo para seguir em frente, em direção à grande vitória.
Então muito cuidado com os amigos e colegas. Por mais dedicados a ti que eles sejam, não substituas teu melhor amigo por eles. Com teu melhor amigo – tu mesmo – sempre poderás contar!
* * *