(AUTO)CRITICA LITERÁRIA

ESTRANHO O QUE SE PASSA NA PROFUNDIDADE DO MEU SER, QUANDO INCLINO COMPLETAMENTE O MEU OLHAR SOBRE MIM.

PARA QUALQUER LUGAR QUE EU OLHE, EU VEJO CENTENAS, MILHARES, DE LIVROS QUE REUNIDOS FORMAM A ESSÊNCIA DO MEU SER...

CADA UM DELES TÃO ESPECIAL E TÃO UNICO EM UMA DETERMINADA ÉPOCA DE MINHA VIDA...

TODOS, FUNDAMENTAIS PARA QUE EU SUPERASSE A VASTIDÃO INCALCULÁVEL DE OBSTÁCULOS E ABISMOS QUE EU TIVE QUE ENFRENTAR, COMO SE O CONJUNTO DA OBRA FOSSE RIGOROSAMENTE SELECIONADO POR UM ANJO (O MEU ANJO DA GUARDA) E DEPOIS ENTREGUE A MIM...

ÀS VEZES, DEDICO UMA PARTE DO MEU TEMPO À ARDUA TAREFA DE CAMINHAR POR ENTRE ESSES LIVROS E TENTAR DESCOBRIR, ATRAVÉS DOS MEUS REGISTROS DE MEMÓRIA, A RELEVANCIA DE CADA UM DELES, OS SENTIMENTOS QUE ME INSPIRARAM, AS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE FORAM INFLUENCIADOS POR ELES, AS PAIXÕES QUE VIVI EM CADA HISTÓRIA...

MAS QUASE SEMPRE FRACASSO...

FRACASSO POR QUE OS LIVROS NÃO MORREM DENTRO DE NÓS... ELES SE MODIFICAM A MEDIDA QUE VIVEMOS, QUE INTERNALIZAMOS OUTROS LIVROS, ABRINDO A CADA DIA MAIS E MAIS JANELAS EM NOSSAS ALMAS E FORTALECENDO O PROCESSO SIMBIÓTICO QUE OCORRE ENTRE ELES E A ESTRUTURA PRÉ-FORMADA DO NOSSO SER...

ÀS VEZES, FICO ALI, APENAS CONTEMPLANDO, ESCUTANDO A VOZ QUE BROTA DO PEITO DE CADA AUTOR JÁ IMORTALIZADO NESSE MEU PEQUENO SANTUÁRIO....

PARECE ENGRAÇADO, LÁ ESTÃO SHAKESPEARE, SANTO AGOSTINHO, SÃO FRANCISCO DE SALES, FERNANDO PESSOA, AUGUSTO DOS ANJOS, WILLIAM BLAKE E TANTOS OUTROS... TODOS BALBUCIANDO AQUILO QUE JÁ É VERDADE INCONDICIONAL EM MINHA ALMA, EM MEU CORAÇÃO, ENFIM, EM TODA A EXTENSÃO DAQUILO QUE EU SOU...

AHHH... E TEM OS PERSONAGENS....

SÃO TANTOS AQUELES QUE ME ACOMPANHAM DESDE A INFÂNCIA...

TANTOS AQUELES QUE SE TORNARAM UMA ESPECIE DE MODELO, DE GUIA, DE LÍDER A SER SEGUIDO...

A CADA MOMENTO, NESTA CONTEMPLAÇÃO, SENTA AO MEU LADO UM DESSES PERSONAGENS-HERÓIS: O PEQUENO PRÍNCIPE,O DOM QUIXOTE, O HÉRCULES, A CACHORRINHA BALEIA E UMA INFINIDADE DE OUTROS SERES...

ENTÃO CONVERSAMOS, RELEMBRAMOS NOSSOS MOMENTOS JUNTOS E PARTIMOS, BUSCANDO SEMPRE UMA NOVA DIREÇÃO, UM OUTRO CAMINHO A SEGUIR.

ÀS VEZES, QUERIDOS AMIGOS (COM OS QUAIS COMPARTILHO ESSES MEUS PEQUENOS SEGREDOS), NÃO FAÇO NADA DISSO...

TENTO DORMIR SIMPLESMENTE...

ENTÃO PERCEBO, PERPLEXO, QUE, DE FATO, SÃO NOS LIVROS QUE ESTÃO CONTIDOS OS MAIS BELOS SONHOS.