Não Contrate um Deficiente (antes de ler esse texto)

Muito bom dia, tenho visto e lido muitas postagens sobre deficiências, acessibilidade, inclusão e direitos humanos.

E fico preocupado que estejam apenas usando imagens e limitações alheias, pura e simplesmente para ganhar visualizações e os cujos ditos "likes".

Pois, bem. Eu nasci com uma deficiência de coordenação motora, pois, não respirei durante o parto, e acabou prejudicando a minha locomoção e movimentação.

Agradeço eternamente minha criação, que apesar de muitas vezes ter achado meio que "bruta", nunca me deixaram ou me ensinaram a fazer papel de coitado. Se eu quisesse algo tinha que lutar, se quisesse fazer tinha que estudar e correr atrás e ponto final.

Comecei minha faculdade em contabilidade com 16 anos, e só não terminei com 21/22, por que com oportunidades e problemas pessoais tive que sair de meu estado de origem e tentar a sorte. Conheço do Maranhão até Santa Catarina, e vejam só nunca liguei pros meus pais pra pedir nada. Sempre vivi e conheci lugares e pessoas com meus esforço, e com a minha vontade.

Ao voltar cinco anos depois (pois, só me restava o TCC, já havia eliminado todas disciplinas), tirei dez em meu trabalho de conclusão que estava pronto durante todo esse período, apenas, tive que atualizar dados e gráficos.

E isso me trouxe a trabalhar em uma Grande Empresa do Varejo, no qual passei por cargos até chegar a Analista de Auditoria. E foi mágico, foi lindo ter passado por lá. Saí dela por que resolvi encarar novos desafios, mas, com sentimento de dever cumprido, pois, ela me deu oportunidades e as abracei.

Mas, enfim, aonde que quero chegar com todo esse texto? Quero que ao abordarem temas como de inclusão, tomem, cuidado para não usarem a imagem do "vitimismo" por que não é que a grande maioria dos PCD busca e nem ao menos quer.

Ao contratar um PCD, acredite nele, e acima de tudo entregue ferramentas e estrutura para que ele possa evoluir na carreira, e não apenas, mais um "coitado" para cumprir cotas.

Um bom dia a todos,

Felippe Oleias Vieira de Sousa.