Discurso de lançamento do Livro de Poesias A Esperança Dança

Discurso de lançamento do Livro de Poesias “A esperança dança”

Ao cumprimentar a Prefeita Lilian estendo minhas saudações a todas os representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário, demais autoridades. E a nossos queridos convidados. Meu boa noite a todos.

Não há felicidade mais intensa do que aquela que vivenciamos ao realizar um sonho. E não tem como esconder esta felicidade, pois seu brilho é imenso e radiante.

E hoje estou aqui com vocês dividindo a realização do sonho de uma vida. O lançamento do meu primeiro livro de Poesias que tem por título A Esperança Dança. E, desejo que minha felicidade brilhe e contagie o coração de todos aqui presentes.

Preciso dizer que não foi nada fácil chegar até aqui. Não falo para queixar-me ou causar sentimentos de pena. Pelo contrário, quero enfatizar que tudo faz parte de uma longa caminhada que sempre teve um objetivo maior. Um caminho feito de obstáculos, quedas, recomeços, alegrias, realizações e livros, muito livros que li ao longo desta jornada e que mudaram minha perspectiva de vida. Literalmente reescrevi meu futuro a partir dos livros. Pois ao ler histórias de vida de pessoas que superavam seus limites e alcançavam seu propósito me mostrava que através do conhecimento, estudo e trabalho eu poderia ter uma vida melhor, com dignidade e realizar sonhos que até então eram impossíveis. Tomei consciência de tantas coisas que jamais tinha pensado, meu mundo ficou maior, mais rico e misterioso. Quanto mais lia, mais aprendia, mais inquieta minha mente ficava. Até que entendi ainda bem jovem, que eu também tinha um propósito, escrever. E comecei escrevendo sem pretensão, poesias, histórias, segredos. Então logo precisei deixar tudo de lado e fui lutar pela vida, pela sobrevivência. Trabalhar, formar uma família e continuar estudando. E os desafios foram imensos. Era um verdadeiro turbilhão de problemas a serem resolvidos. Desconfio que a vida resolveu testar meus limites.

Mas então um belo dia percebi que os dias de luta tinham passado, só restavam os pequenos entreveros do dia a dia, e eu poderia retomar a escrita e finalmente fazer o que nasci para fazer. Mas agora havia uma diferença, eu possuía uma rica bagagem de vivências, aprendizados, muitas histórias para contar e uma rede de amizades de muito valor. Comecei publicando na plataforma virtual Recanto das Letras, participei de algumas antologias de contos e poesias e agora publiquei meu primeiro livro.

Preciso ressaltar que estou aqui hoje porque, a esperança dançou para mim, mesmo nos momentos mais incertos, em que algumas vezes pensei que o amanhã não chegaria, me agarrei ao delicado fio verde das vestes da menina esperança e simplesmente continuei... e muitos amanhãs chegaram e um dos mais lindos é o dia de hoje.

E como mantive viva a esperança em meio a problemas e adversidades de todo o tipo? Ela veio através de pessoas abençoadas que me estenderam a mão ou fizeram um pequeno gesto de incentivo e bondade que me manteve viva, resiliente, esperançosa. Pois sozinhos, sozinhos meus amigos não conseguimos chegar a lugar algum. Muitas dessas pessoas estão aqui presentes e estão gravadas para sempre em minha mente e em meu coração.

Algumas pessoas viram bem de perto minhas lutas, meus erros, viram minhas quedas, mas também presenciaram quando acertei e encontrei meu caminho. Amigos, professores, colegas de trabalho, familiares, pessoas queridas que despertaram o melhor de mim.

Nós muitas vezes somos tão arrogantes, mas ao mesmo tempo tão frágeis, tão carentes de amor e atenção. Enfrentamos incontáveis obstáculos, andamos sobre o fio da navalha nesta incógnita que é a vida, temos então, esse dispositivo divino, sublime: a esperança, que nos impulsiona para a busca de dias melhores e de um viver pleno.

Mas qual é o tema das poesias deste livro, além da esperança? Neste meu primeiro livro solo, falo de amor e vida, saudade, carinho, sonhos, crianças que são nossos tesouros mais valiosos, família, passarinhos, auroras deslumbrantes e crepúsculos bem lindos, chuvas e lágrimas, lembranças. Primaveras iluminadas, verões, outonos, invernos, noites estreladas, infinito.

Escrevo também, sobre acontecimentos cotidianos através de versos simples, com o propósito de retratar a alma, o coração, os sentimentos que permeiam nossas vidas, nossa história, nossas lutas, nossa querência, através da palavra escrita. Sobre cenas corriqueiras que por sua singeleza e ternura, vislumbrei em breve instante, como um lampejo de magia e eternidade. Momentos sublimes e fugazes que talvez só os poetas consigam perceber.

Dedico este livro a todas as pessoas mulheres e homens, que de alguma forma me proporcionaram inspiração e esperança, para minha amada família, meu esposo Milton, meus filhos Carlos e Davi, minhas noras Sandi e Nicole são o que tenho de mais lindo e precioso, a todos os que lerem os meus versos simples, mas verdadeiros e repletos de sentimentos.

Quero também agradecer a comunidade escolar da EEEM Senador Alberto Pasqualini onde trabalhei por quase trinta anos, estudei e estagiei. Foram anos muito intensos e de grande aprendizado.

A Escola Aberta onde desenvolvi um trabalho voluntário por 20 anos.

A Academia Noroeste de Letras- ALENRIO da qual faço parte com muito orgulho. E que me acolheram de uma maneira tão carinhosa que me emociono ao lembrar.

A Editora Panaro, Dra Tanize e Dr. Renato responsáveis pela edição do livro. Com certeza fizeram um belo trabalho.

A Dorotea Schaffer, minha amiga-irmã que tem sido uma pessoa muito importante incentivando e divulgando meu trabalho como escritora. Pois quando eu estava muito tranquila em minha zona de conforto, publicando na plataforma Recanto das Letras, escondida atrás do meu pseudônimo de Anamar Quintana, ela chegou e me arrancou do anonimato e me jogou ao público sem pedir licença.

A professora Ionara Sperotto minha querida amiga que ajudou na organização do evento. Também agradeço ao Luciano Ilgenfritz, a Gislaine, o Giliard que foram colaboraram também.

E espero que através deste livro eu consiga também inspirar pessoas a superar obstáculos e realizarem seus sonhos. Pois apesar das dificuldades e problemas que a pessoa esteja enfrentando, sempre poderá usar seu conhecimento, habilidades e criatividade para enfrentar suas batalhas e vencer. Desejo que meus versos toquem seus corações, pois o coração não tem fechadura nem cadeado é hermeticamente fechado. Ele só abre por dentro, se tocar no sentimento.

E, para finalizar vou recitar a poesia que dá título ao livro que hj apresento a vcs.