DISCURSO DE AILTON KRENAK NA ABL...?!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA AO POVO PATRIOTA DE NASCENÇA!!!

" - Na sexta feira ( 6 ) , Ailton Krenak tomou posse na cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras.

Seu discurso, de improviso e cheio de humor, foi memorável. Para quem não o escutou eis aqui alguns trechos...

" - Um povo sem cultura não temo que dizer. " Predar uns aos outros é uma vocação primitiva do * Homo sapiens, de querer levar vantagem, ganhar tempo, ganhar alguma coisa. "

" - O homo sapiens predador não é um dinossauro. Ele é um sujeito simpático, gentil, que vai à praia, gosta de sorvete, de açai com granola. Mas não pode disfarçar sua vocação predatória."

" - Mario de Andrade disse:- Eu sou 300!!! É uma pretensão. Eu não sou mais u, mas posso invocar os 305 povo indígenas que, nos últimos 30 anos, passaram a dizer:- ! Eu estou aqui. Sou guarani, sou xavante, sou kayapó, sou yanomami, sou terena."

" - A República tinha a ideia de que os indígenas iriam evoluir para brasileiros. Era como querer produzir coalhada em casa - põe os lactobacilos na tigela, joga leite, deixar dormir e aquilo vira coalhada. Ela achou que a gente ia virar coalhada."

" - Todo mundo que escreve livros incríveis escutou histórias de alguém que não escreveu livros. A literatura que produzimos nos últimos 3000 anos deve ter pelo menos 10 mil anos em que ninguém escrevia, só contava histórias."

" - Somos herdeiros de tempos imemoriais, de 6.000, 8.000 anos. É bom pensar no tempo dessa maneira, porque ficamos sem pressa, sem ansiedade. Evita que eu chegue aqui e diga. " Desculpem, estou tomando o tempo de vocês." Seria incabível. È impossível tomar o tempo do outro."

" - A princesa Isabel aboliu a escravatura. Abolir a escravatura não é abolir a escravidão. Quem dera fosse."

" - O Estado brasileiro está sendo demandado a pedir perdão por ter tentado matar o povo indígena. Mas pedir perdão depois significa muito pouco. O Estado pode matar e fazer guerra à hora que quiser. Não tem como pedir perdão!!! "

Nota do divulgador:- Agradeço ao Rui Castro que apresentou esse relato, pois mesmo eu não pude assistir tal discurso de Ailton Krenak, mas como os outros lá presentes com certeza o aplaudiria de pé pelas suas palavras!!! Somos nós os invasores da terra dos índios!!!

RUI CASTRO E AILTON GONÇALVES DA SILVA ( KRENAK )
Enviado por ivanhoé em 13/04/2024
Reeditado em 13/04/2024
Código do texto: T8040538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.