Existência de Deus!?

Este discurso é uma resposta ao meu amigo Aurélio Lourenço, após o envio na minha caixa de recados do orkut sobre a questão da fé e da existência ou não de Deus. Um filme muito bem elaborado, com mais de 8 minutos de duração, em http://www.youtube.com/watch?v=NlTkFYTpvVc

Tenham uma boa leitura...

-----------------------------------------------------------------

Grande Aurélio...

Tudo bem?

Gostei muito desse vídeo. Talvez, por conta deste assunto ser tão sério, muitos católicos ou mesmo evangélicos não gostam de estudar a fundo sobre a Teologia Sistemática, porque ela aborda a fundo o caráter e os atributos de Deus e do homem e a doutrina da salvação, eleição e predestinação.

Por outro lado, embora a "religião" não tenha a obrigação de explicar todos os fenômenos, vale também por outro lado entender que a fé pode não ser racional, mas é razoável. Igualmente, a ciência, por mais que tente ser "objetiva" (e não existe a visão mais positivista da ciência como algo objetivo e direto, em oferecer a "verdade"), possui um conjunto de códigos, regras e princípios.

Inclusive o cientista, na defesa de uma determinada hipótese, por mais que não exista, ele usa da ferramenta da "fé" em um código de doutrinas (dogmas ou arcabouços ideológicos e científicos) para atestar que aquilo que ele defende é verdadeiro. E isso abrange não só a fé e a ciência, mas as próprias doutrinas políticas, no constructo de uma sociedade mais justa e fraterna... desde a extrema direita e direita, com o fascismo e o liberal-conservadorismo até a extrema esquerda, com o anarquismo.

Seja como for, a Teologia, enquanto Ciência tenta - e se debruça em vão, por meio de um ramo chamado Teologia Sistemática - descobrir quem é Deus, através da revelação dele aos homens por meio da Bíblia e pelas análises posteriores dos grandes estudiosos e teólogos (como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Lutero, Calvino, Jacob Arminius, John Wesley...). Por vezes, em respostas inexplicáveis, dada a grandeza de Deus e a "petulância" dos homens em sua limitação, torna-se inviável explicar sobre um Ser Etreno, imutável, ilimitado e que transcende a si próprio.

Similar a isso, a abordagem teológica pode ser feita com o estudo do Alcorão (para os islâmicos), da Torah (o Velho Testamento da Bíblia) para os judeus e sucessivamente.

No entanto, eu creio no meu Deus pelo que Ele fez e faz na minha vida, por questão única de fé e pelas minhas experiências pessoais.

E é esse Deus que eu sirvo e pode servir não só a mim, mas também para você e para milhões e milhões de pessoas.

O vídeo é muito bom e instigante. Mas seria muito mais desafiador se os céticos e agnósticos, por trás das críticas justas e pertinentes, não se escondessem por trás destes argumentos e não omitissem a si mesmos, com medo de serem "politicamente incorretos" - talvez, humilhante e constrangedor para eles reconhecerem e fazer o uso da sua autocrítica - de que ELES TÊM FÉ. SÓ QUE UMA FÉ BASEADA PURA E SIMPLESMENTE NA INEXISTÊNCIA DE DEUS (ou de um Ente sobrenatural ou criado que é fonte de adoração de um indivíduo).

Em suma, são argumentos que os segmentos agnósticos usam para ridicularizar a fé, fugindo de si mesmos... fugir da verdade em que eles, inclusive nas coisas mais simplórias e fortuitas da vida, possuem fé - ainda que em SI MESMOS!

Pelo menos, a fé em Deus é algo alentador e sublime, diante de uma sociedade sem rumos, perspectivas, esperanças e caminhos, em pleno lumiar do século XXI.

Valeu, Aurélio pelo vídeo... vou deixar na minha caixa de recados, inclusive para os "fofoqueiros" de plantão... rs

Um grande abraço do seu amigo trabalhista e rubro-negro,