*Discurso em homenagem às mulheres"

Excelentíssimo Senhor Presidente, Excelentíssimos Senhores Membros da Mesa Diretora, Excelentíssimos Senhoras e Senhores Vereadores, Senhora minha esposa. Senhoras e senhores, boa tarde! Nesta bela tarde, ocupo a tribuna desta Casa, na qualidade de cidadão, para me congratular com as mulheres de Divinópolis, de Minas, do Brasil e, também, para falar da importância da mulher em nossa sociedade. Sinto-me à vontade para desenvolver este tema, porque tenho grande admiração e respeito pelas mulheres brasileiras. Admiração e respeito que se nasceu com os ensinamentos de minha Mãe, uma mulher guerreira, decidida, de caráter firme e de grande força espiritual, que se consolidou na convivência com minha esposa e parceira de todos os momentos. Como disse, falar da importância da mulher é muito simples para mim. Basta olharmos à nossa volta, que veremos a marca indelével da ação das mulheres. Um exemplo é a presença das Nobres Vereadoras Maria Das Dores Manoel e Eliana Piola neste parlamento. As duas dignificam o legislativo de Divinópolis. Atuação delas tem sido marcante em favor da Sociedade. Gostaria de ressaltar que, sem nenhum demérito aos nobres vereadores, esta casa seria muito mais ativa e muito mais dinâmica se houvessem mais mulheres como as nobres vereadoras. Outro exemplo marcante é a atuação das mulheres nas áreas sociais como Educação, Saúde e Assistência Social que ainda funcionam por causa da persistência e doação das profissionais destes segmentos.

Infelizmente, com toda evolução feminina, não há justiça quando a trabalhadora recebe um salário inferior ao do colega masculino em igual atividade e produção. As mulheres ainda sofrem em função dos preconceitos, especialmente se forem negras e pobres. Para o bem do direito, essas distorções precisam ser eliminadas. Certamente, dificuldades dessa natureza não as impedem de lutar por seus direitos. Elas vão à luta, enfrentam os desafios e desenvolvem atividades com a mesma competência em todas as áreas da produção e do conhecimento. As mulheres conquistaram espaços que as conduzem à liberdade. A independência feminina não é, e não será uma concessão masculina; é uma conquista cujo mérito pertence à própria mulher.

E em Divinópolis não é diferente de outras partes do país. Aqui, elas são maioria da população; elas têm participação significativa na sociedade e dinamizam a economia da cidade, contribuindo em diversas áreas profissionais e empresariais. Posso afirmar, sem dúvida, que a maioria da força produtiva de nosso município é formada por trabalhadoras; muitas são ao mesmo tempo, trabalhadoras e chefes de famílias responsáveis pelo sustento da casa. Em pouco tempo e com muita luta, as mulheres conseguiram demonstrar serem capazes de desenvolverem atividades em qualquer campo da ação humana e podem solidariamente ser parceiras na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Neste mês, comemoramos o dia internacional da mulher. O dia 08 de março, embora relembre a data de uma ação cruel contra as mulheres, é também um marco simbólico do grito por justiça e igualdade. Este dia representa a oportunidade de externar nosso reconhecimento da importância de um ser humano sublime e singular. A grandeza delas transcende este dia, porque estão conseguindo superar o preconceito da sociedade masculina implementado ao longo dos séculos.

A evolução feminina foi retardada por dois fatores preponderantes: primeiro pela insegurança masculina, que criou uma série de entraves e normas para impedir a emancipação da mulher e o segundo: a abnegação da mulher, que por muito tempo deixou-se dominar pelos preconceitos masculinos. Gostaria de ressaltar que a abnegação é uma qualidade predominantemente feminina. Ela tem maior capacidade de renunciar-se a si mesma em benefício dos outros (é uma qualidade que os homens têm dificuldade de desenvolver). Por meio da imposição de normas rígidas e da abnegação, lhes negaram por muitas gerações o direito à dignidade de ser humano capaz de pensar, refletir, projetar e contribuir para transformação dos valores sociais. Mas, as mulheres resolveram quebrar os grilhões que as impediam de manifestar suas potencialidades e deram o grito de independência. Independência do preconceito familiar, religioso e social para tornarem-se pessoas livres e solidárias.

A abnegação feminina se dá, principalmente, no campo da educação e saúde. Todos proclamam em alto e bom som que educação básica é prioridade. Todavia, sabemos que no Brasil, a educação ainda existe porque é uma das grandes causas abraçadas pelas mulheres. Elas têm feito o possível e o impossível para que a escola continue sendo o meio de transformação humana e não abandonam a escola mesmo que seja abandonada pelo poder público. As mulheres têm sentimento e acreditam nos homens e mulheres que formam a sociedade. A sensibilidade, versatilidade e habilidade lhes dão as condições de serem trabalhadoras competentes e, ao mesmo tempo, administrarem a casa educando filhos sem qualquer negligência.

O mundo ocidental mudou para melhor a partir do momento em que a mulher tornou-se agente ativo nos eventos da história humana. A sociedade evoluiu com mais rapidez quando a mulher se tornou protagonista de sua própria história e da história da humanidade. Parabéns às mulheres de Divinópolis. Agradeço a esta casa e aos seus nobres membros pela oportunidade que me foi concedida.

* Discurso proferido por Silvanio Alves, em março de 2003, na Câmara Municipal de Divinópolis-MG