Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Caros formandos,

Vi
ktor Frankl, psicólogo austríaco, sobrevivente do Holocausto relata: "Nós que vivemos em campos de concentração podemos lembrar dos homens que andavam pelos pavilhões, confortando os outros, distribuindo seus últimos pedaços de pão. Talvez eles tenham sido poucos, mas são a prova suficiente de que tudo pode ser retirado do ser humano, menos uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher que atitude tomar em quaisquer circunstâncias, escolher o seu próprio caminho."

A liberdade exercida com responsabilidade constitui o pilar fundamental da democracia; constitui a base sólida de uma sociedade pró-ativa e efetivamente democrática.

Acredito que a real democracia promove a evolução integral do ser humano e da sociedade como um todo. Como educadora, estou convicta de que a educação exerce um dos principais papéis na efetivação deste importante processo. É através dela que podemos lançar no solo fértil das mentes e corações infanto-juvenis, as sementes do amor incondicional, da justiça, da solidariedade, do respeito às diferentes opiniões, da busca e apropriação do conhecimento, despertando, assim, o espírito humanitário e empreendedor adormecido em cada ser humano, a nós confiado.

Quando escolhemos livremente nossos caminhos, tornamo-nos 100% responsáveis por nossas escolhas e suas conseqüências.

Hoje, caros formandos, vocês conquistaram mais um importante degrau da escada evolutiva de suas vidas. Esta vitória é, sem dúvida, o resultado da escolha assertiva que fizeram no início de 2003 ao ingressarem no Curso Normal Superior e também da persistência, determinação, coragem, força de vontade, responsabilidade e apoio mútuo, diante das dificuldades que foram surgindo no decurso da escalada.

Parabéns, vocês venceram! Muitos degraus ainda precisam ser conquistados. Não se intimidem diante das dificuldades da vida, pois elas são oportunidades disfarçadas. Jamais permitam a anulação dos seus ideais, pois só vocês sabem o que é melhor para suas vidas e que veredas desejam trilhar. Confiem em Deus e em si mesmos e sigam em frente com muita fé e esperança.

Aproveito o momento para manifestar-lhes a minha alegria e gratidão por ter sido escolhida Patronesse das turmas que hoje se formam. Sinto imenso orgulho de vocês, pois souberam aproveitar a oportunidade ímpar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente propiciou aos educadores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental deste país.

Parabéns! Felicidades a todos.


Discurso de formatura, por mim elaborado e proferido no dia 10/09/2005 - Curso Normal Superior - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (VIZIVALI)  - Dois Vizinhos - Paraná
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini Dóro em 15/01/2006
Reeditado em 13/11/2012
Código do texto: T99289
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Aparecida Giacomini Dóro
Bituruna - Paraná - Brasil
415 textos (124272 leituras)
53 e-livros (13045 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/12/14 03:11)
Maria Aparecida Giacomini Dóro



Rádio Poética