DIALOGANDO COM OSCAR NIEMEYER

 

 

Não é o ângulo reto que me atrai,  (O.N) 
 
Nem a mim as palavras retas (M.T)

 

Nem a linha reta, dura, inflexível,  (O.N) 

Nem a mim a inflexibilidade em versos (M.T)

 

criada pelo homem. (O.N) 

Criada em mesmice e chatice... (M.T)

 

O que me atrai é a curva livre e sensual. (O.N)
 
A mim, a liberdade de expressão ilimitada (M.T)

 

A curva que encontro nas montanhas  (O.N)

As curvas que encontro
em nossa Língua... (M.T)
 

do meu país, (O.N) 

Na Língua Portuguesa abrasileirada... (M.T)

 

no curso sinuoso dos seus rios,  (O.N)

Em suas sinuosas possibilidades (M.T)

 

nas ondas do mar, (O.N)

Sim! Tal qual nas ondas do mar... (M.T)

 

nas nuvens do céu. (O.N)

Sim! Tal qual nas nuvens em movimento no céu (M.T)

 

no corpo da mulher preferida.  (O.N)

Nada a declarar, Oscar... (M.T)

 

De curvas é feito todo o Universo. (O.N)

De curvas é feito todo o pensamento... (M.T)

 

O Universo curvo de Einstein. (O.N)

Sim! O pensamento curvo, livre e genial de Einstein.(M.T)


by MarCela Torres + Poema da Curva de Oscar Niemeyer


 

Conheci Oscar Niemeyer durante meu envolvimento político com Luiz Carlos Prestes, a quem Niemeyer apoiava de diversas formas, inclusive financeiramente.
Tive a honra de conversar com ele por 2 ou 3 vezes, não só pelo fato de estar com Prestes no escritório da Rua Álvaro Alvim, Cinelândia, Rio de Janeiro, mas também pela estudante de jornalismo que era na época, o que me abria possibilidades para ser recebida com carinho por muitos que pelo escritório passavam.
Oscar Niemeyer não estava sempre presente por lá, mas se fazia presente na ajuda que dava ao "Velho" em seu incondicional apoio. Foi uma honra usar carro dele para trabalhos de fortificação do nome de Prestes pelo Rio e em Campanha Eleitoral para os candidatos que Prestes apoiou em 1986, logo após o Movimento Diretas Já. Aproveitei cada momento e só tenho a agradecer a Deus (mesmo estando em meio a ateus comunistas) pelo presente de ter participado de forma efetiva na reconstrução da democracia no Brasil. Obrigada a todos com quem aprendi ainda muito jovem a amar sem limites o meu país.



Link da IMAGEM: http://www.galizacig.com/actualidade/200711/eb_um_mundo_melhor.htm



Music  Hino Nacional Propriedade intelectual de TODOS os brasileiros



 

  BrASi







 WORLD




 

 

 

 

MarCela Torres
Enviado por MarCela Torres em 12/07/2007
Reeditado em 24/06/2015
Código do texto: T562023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.