LITERATURA INFANTIL

Sinopse
RESUMO A Literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma prazerosa e significativa e é necessária que seja oferecido a ela a oportunidade de ter esta ferramenta em sua vida. O objetivo central deste trabalho é investigar, na prática do professor de Educação Infantil de Creche e, em suas concepções, o lugar oferecido à Literatura Infantil, dentro das salas de aula de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade. Buscou-se configurar a construção de uma proposta voltada à utilização da literatura como trabalho pedagógico, tecendo uma análise conceitual da literatura infantil, seu papel histórico e social, sua origem no Brasil e seu papel fundamental no processo de aprendizagem com sua contribuição na formação integral das crianças. Apresentou-se ao final do trabalho o projeto CAIXA MÁGICA, projeto este, desenvolvido pela instituição, objeto de pesquisa, fornecendo dados que têm como objetivo analisar em sala de aula como se dá a realização das práticas voltadas ao incentivo da leitura, utilizando-se da Literatura Infantil como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento do imaginário, sendo este um uma competência básica aos pequenos leitores. Palavras- chave: Literatura infantil. Desenvolvimento do imaginário infantil. Educação infantil.
Autor:
Iara Santos
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2013
Enviado por:
Iara Santos
Enviado em:
17/09/2013
Classificação:
seguro