A NECESSIDADE DA LEITURA E ESCRITA PRAZEROSAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sinopse
A necessidade de haver mudanças nas metodologias educacionais é abordada por vários autores em diferentes teses. Algumas explicam a importância da leitura ser estimulada, incentivada e não cobrada como uma obrigação promovedora ou reprovadora do aluno de uma série para a outra. Outras procuram explicar qual é a função da escrita no contexto escolar com metodologias da escrita e da reescrita.A pesquisa foi realizada em duas escolas rurais em um município do estado de Goiás, com a finalidade de identificar os motivos reais que levam os educandos a não gostarem de ler e escrever nas séries finais do ensino fundamental e posteriormente apresentar essas dificuldades no ensino médio. Por ser tratar de uma pesquisa-ação utiliza-se várias metodologias para obter informações e concluir hipóteses dos porquês dos alunos demonstrarem tanta apatia e dificuldade em leitura e interpretação, bem como, terem dificuldade em redigir desde pequenos poemas até textos mais complexos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram observar as duas unidades escolares para saber se nelas havia ambientes instigadores de leitura, usa-se questionário durante as entrevistas com professores, alunos e gestores, análise dos dados da pesquisa embasando-os a estudos teóricos sobre tipologia textual, gênero textual poemas, narração, memórias, artigo de opinião e passos para escrever um texto com qualidade. Após a identificação da problemática desenvolve-se o Projeto Lendo e Aprendendo nas duas instituições
Autor:
Vitória Ferreira
Formato:
pdf
Tamanho:
243 KB
Ano:
2010
Enviado por:
Vitória Ferreira
Enviado em:
30/08/2018
Classificação:
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