O diálogo entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos no ensino de Geografia
Sinopse
Este trabalho trata da relação, dentro do ensino de Geografia, dos conhecimentos
produzidos no cotidiano e os conhecimentos científicos da Geografia escolar.
Questionamos se é possível haver um diálogo entre estes saberes, e como este se daria.
Partimos do pressuposto que todos os homens possuem cultura, e dessa forma são seres
que produzem conhecimentos. A forma como esse conhecimento é visto pela ciência, de
forma legítima ou não, é abordada, a fim de valorizarmos a concepção pluralista que
admite a existência de múltiplas formas de compreensão da realidade. Somente dentro
desta perspectiva seria possível encontrar o diálogo cotidiano/científico que estamos
pesquisando.
Reconhecendo as particularidades, até mesmo antagônicas, destas formas de
conhecimento vamos descobrir que este diálogo não é espontâneo. Para compreendermos
como se daria esse diálogo este trabalho se valeu das idéias de Paulo Freire, sobre a
educação dialógica. É dentro deste paradigma que procuramos perceber o confronto entre
as dimensões cotidianas e científicas do conhecimento escolar, percebendo então que é a
realidade a mediadora deste diálogo.
- Autor:
- Guilherme Drumond
- Formato:
- Tamanho:
- 505 KB
- Ano:
- 2006
- Enviado por:
- Guilherme Drumond
- Enviado em:
- 27/01/2007