HAICAIS

Sinopse
Num momento em que a sociedade vivencia inúmeras situações de violência e incertezas, a família e a escola enfrentam o grande desafio de educar. Procuro, como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, diversificar minhas atividades a fim de tornar mais interessante o trabalho escolar. Meu objetivo maior não é transformar os alunos em poetas ou escritores, mas envolvê-los em situações que os conduzam à aprendizagem pela observação, reflexão, produção, análise e crítica, valendo-se do raciocínio coerente e lógico, estimulando-os à criatividade, à interpretação, à convivialidade, ao companheirismo, ao respeito e à construção de uma autoestima positiva - capacidade de expressar sentimentos e emoções, conhecimento de outras culturas e produções literárias, qualificação da produção escrita, gosto pela leitura e integração da garotada entre si e com a Escola. O Projeto "Construindo a Escrita" tem permitido a muitos estudantes a entrada no mundo literário através de participações em concursos e publicações nacionais e internacionais, promovendo um desenvolvimento progressivo de suas potencialidades. Sem dúvida, a produção textual traduz sensibilidade, talento, liberdade e a expressão lírica de alguns jovens em maior profundidade e de outros, mais superficialmente, mas isso não desvaloriza os "Haicais", pois, no geral, esses se dispuseram a mostrar aquilo que lhes é tão íntimo e belo: seus quereres e emoções.
Autor:
Ilda Maria Costa Brasil e Alunos da 8ª Série do Colégio Conhecer - Porto Alegre-RS
Formato:
exe
Tamanho:
802 KB
Ano:
2010
Enviado por:
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado em:
19/01/2013
Reeditado em:
29/04/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.