A Era da Astronáutica: Breve História da Corrida Espacial

Sinopse
A corrida espacial foi uma competição entre Estados Unidos e a União Soviética para o desenvolvimento da tecnologia de exploração espacial que aconteceu durante todo o período da guerra fria. Isso foi uma consequência da corrida armamentista iniciada no final da década de 1940 pelos norte americanos com a finalidade de assustar e deter a expansão soviética. Eles saíram na frente no desenvolvimento das armas nucleares, mas não no setor espacial, onde no final da década de 1950 a potência socialista demonstrou ter maiores vantagens quando conseguiu lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik I, e posteriormente a primeira cosmonave tripulada, a Vostok I comandada pelo Major Yuri Gagarin. Irônico. Uma tecnologia usada inicialmente para matar como os foguetes alemães V-2 que atingiram Londres em 1944 transformou-se no instrumento que realizou o sonhos da viagem espacial, descrito por escritores como Júlio Verne, autor de Da Terra à Lua, e até de astrônomos como Johannes Kepler que em 1634 publicou Sonho, primeira obra que relatou uma viagem à lua Este trabalho deverá fazer um breve resumo dessa competição que terminou com a rotinização das viagens espaciais, os satélites artificiais que transformaram a pesquisa espacial e as comunicações, a exploração da lua, dos planetas e as estações orbitais. Nesse texto também será possível perceber que a história da astronáutica não está somente ligada à guerra, mas a uma busca de ampliar o conhecimento humano sobre o universo.
Autor:
Poliana Gabriela Santim e Letícia Bresolin
Formato:
pdf
Tamanho:
149 KB
Ano:
2013
Enviado por:
Poliana Gabriela Santim
Enviado em:
23/12/2013
Classificação:
seguro