O PAPEL DA INDÚSTRIA CULTURAL NA ALIENAÇÃO DO TEMPO LIVRE

Sinopse
Este trabalho se trata de uma investigação acerca da alienação do tempo livre do homem contemporâneo por meio da indústria cultural, que elabora e oferece aos indivíduos massificados e sem imaginação serviços e produtos para o seu divertimento e distração. Esse processo torna-se possível com o atrofiamento da fantasia nos indivíduos, que passam a necessitar daquilo que a indústria do entretenimento tem a oferecer para preencher seu tempo, para preencher sua vida vazia. O tédio é o sintoma mais visível do atrofiamento da fantasia. O tema é analisado com o auxílio dos conceitos e teses de Adorno, autor escolhido para ser estudado nesta pesquisa, partindo-se do comentário de suas principais elaborações sobre a indústria cultural, fornecendo assim os elementos para uma crítica do capitalismo tardio e da sociedade unidimensional e dos seus mecanismos de sujeição do homem à ordem social vigente. O trabalho estabelece um diálogo entre o marxismo clássico e a Escola de Frankfurt e desenvolve o processo de evolução da alienação humana, abordando os conceitos de alienação do trabalho, fetichismo da mercadoria e reificação, originários do marxismo, e ligando esses conceitos à análise adorniana e às teses fundamentais da teoria crítica, que foi influenciada não só pelo marxismo, mas também pelo freudismo, este último orientando também essa pesquisa e ajudando a explicar o regime de “servidão voluntária”.
Autor:
Rafael Rossi
Formato:
docx
Tamanho:
100 KB
Enviado por:
Rafael Rossi
Enviado em:
04/03/2015
Classificação:
seguro