Ensaios em Preto & Branco

Sinopse
O livro Ensaios em Preto & Branco analisa cinco filmes multifacetados, em preto & branco, que possuem grande complexidade por causa das sucessivas camadas interpretativas. A proposta de abordar a profundidade em ensaios ajuda a resgatar a importância dos filmes. A Felicidade não se Compra (1946) é um clássico de natal do diretor Frank Capra que está em domínio público. O personagem amargo e desiludido de James Stewart busca sua redenção. A Montanha dos Sete Abutres (1951) do diretor Billy Wilder é uma crítica feroz à imprensa sensacionalista com uma magistral interpretação de Kirk Douglas. Monsieur Verdoux (1947) é um filme dirigido e estrelado por Charles Chaplin. O personagem enfrenta dilemas morais durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, o que provoca uma reflexão no nível do plano individual e do plano coletivo. A Sombra de uma Dúvida (1943) é um filme dirigido por Alfred Hitchcock. O enigmático personagem de Joseph Cotten volta para uma pequena cidade para visitar a família, mas suas atitudes levantam dúvida em sua jovem sobrinha. Ser alçada à vida adulta e descobrir a verdade provoca um grande conflito interior e exterior em relação ao tio. O longo ensaio sobre o clássico do cinema Casablanca (1943) encerra o livro com diversas interpretações sobre o filme como, por exemplo, a análise semiótica de Umberto Eco (1932-2016).
Autor:
Luiz Roberto da Costa Júnior
Formato:
pdf
Tamanho:
686 KB
Ano:
2016
Enviado por:
Luiz Roberto da Costa Júnior
Enviado em:
02/06/2016
Reeditado em:
02/06/2016
Classificação:
seguro