Sarcas de fogo - Olvao Bilac

Sinopse
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (16 de dezembro de 1865 – 28 de dezembro de 1918), ou simplesmente Olavo Bilac, foi um famoso jornalista e poeta brasileiro. Além disso, o escritor também foi membro fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras) com a criação da cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. Em Sarças de Fogo, de Olavo Bilac, permanece o lirismo, a que se acrescenta agora o sensualismo. São poemas eróticos, centrados na beleza física da mulher e no amor carnal, reduzido a um jogo bem arranjado de palavras, buscando mais o efeito que a genuína sensualidade. É um erotismo declamatório, que é o caso dos poemas "Tentação de Xenócrates", "Satânia". "O Julgamento de Frinéia". "Alvorada do Amor" e outras. Surge nesta obra um autor sátiro cujos poemas eróticos só se consegue ler achando graça, o que contrasta com o espírito original. Mas, mesmo sabendo que é um erotismo que se reduz ao puro jogo bem arranjado de palavras, nota-se a presença de um veemente temperamento romântico, controlado a custo pela disciplina formal aprendida. Da multiplicidade de vozes do poeta, a mais esfuziante talvez seja a voz erótico-amorosa, fortíssima nos poemas desta obra. O primeiro poema dessa obra, intitulado "O julgamento de Frinéia", narra a história de uma cortesã grega que foi levada ao Areópago porque estaria corrompendo a moral das famílias helênicas. O acusador, Eutias, exige a condenação de Frinéia, valendo-se de um argumento moral.
Autor:
Olvao Bilac
Formato:
pdf
Tamanho:
142 KB
Ano:
2000
Enviado por:
Judd Marriott Mendes
Enviado em:
21/09/2017
Classificação:
seguro