PARAHYBA, A INDÚSTRIA DO ALGODÃO

Sinopse
Em lendo "PARAHYBA, A INDÚSTRIA DO ALGODÃO", o leitor vai conhecer uma síntese da historicidade da máquina de descaroçar algodão. Conhecerá também o "Annuario Estatistico do Estado da Parahyba", referente ao ano de 1916 e publicado em 1918, contendo dados oficiais das repartições públicas daquela época e suas atividades desenvolvidas, inclusive sobre a cultura do algodão. Uma passagem sobre a historicidade do município de Espírito Santo e as máquinas de descaroçar algodão e seus respectivos proprietários e localidades. Quem era quem? Fará um revisitação a historicidade do município de Santa Rita, envolvendo a sua emancipação política através do Decreto nº 10, de 19 de março de 1890 e seus respectivos atores. Tomará conhecimento simplificado sobre os primórdios da industrialização da Paraíba; passando pelos campos de batalhas e fundação de engenhos; Santa Rita, berço da primeira Fábrica de Cimento da América Latina em 1892; A instalação (fundação) em 27 de maio de 1891 da Companhia de Tecidos Paraibana, a popular Fábrica Tibiry. Na época o mesmo presidente Joaquim Garcia de Castro,da C.T.P.,também era diretor presidente da Companhia Restillação e Tanoaria Mecanica, na capital da Parahyba do Norte, com capital 200:000$. Se bem que a C.T.P era dona de duas fábricas em Tibiry: a de óleo de algodão e a de tecidos.A primeira e a maior indústria do ramo de tecidos na Paraíba.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
docx
Tamanho:
5 MB
Ano:
2019
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
03/03/2019
Reeditado em:
27/06/2020
Classificação:
seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.