REPETÊNCIA ESCOLAR, REALIDADES E CAUSAS NA ZONA RURAL DE SANTA RITA

Sinopse
De acordo com os dados obtidos, podemos concluir que apesar de grande parte do alunado da Zona Rural de Santa Rita, ter recebido aparentemente uma preparação prévia, presume-se que estes, não adquiriram uma base que lhes desse melhores condições de cursar satisfatoriamente as primeiras séries do Ensino Fundamental [antiga primeira fase do Ensino de Primeiro Grau], principalmente tratando-se da série inicial. As estatísticas têm demonstrado, de forma constante, que a medida que cresce a população brasileira, cresce proporcionalmente o índice de analfabetos. Ora, isto prova que a escola é também produtora do analfabetismo, ou seja, a criança antes de ingressar na escola (antes da idade escolar) não é analfabeta, mas pode torna-se por ter entrado na escola. Isto significa que o analfabeto pode ser produção pedagógica. Tal situação se confirma quando se analisa o índice de repetência (ver tabela 19 deste trabalho). As “séries iniciais” da alfabetização têm sido, para mais ou menos 56 a 60% das crianças das classes populares, (a nível de Brasil), as “séries de iniciação” do fracasso, do analfabetismo, da exclusão das possibilidades instituídas do acesso à cidadania, segundo Anna R. Santiago e Eronita S. Barcelos, educadoras e pesquisadoras da UNIJUI/RS. 1993, p. 69.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
1997
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
19/12/2020
Reeditado em:
20/12/2020
Classificação:
seguro
Copyright © 1997. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.