Informação e Tomada de Decisão: Consequências Negativas do Mau Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

Sinopse
O que esperar quando, com o controle da informação e tendo o poder econômico, político ou religioso em mãos, técnicas da psicologia sombria e da psicologia de massas, suportadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e pela Internet, se combinam e passam a ser utilizadas pelas classes dominantes e por líderes religiosos ou políticos inescrupulosos, com o objetivo de induzir comportamentos de manada, provocar histeria coletiva e assumir o controle mental de pessoas e grupos sociais? E que dizer quando a informação e essas mesmas técnicas são utilizadas pela mídia de massa e pela propaganda enganosa, para induzir ao consumismo desenfreado? E como essas ferramentas criam dependências e prisioneiros digitais, formam bolhas de consciências coletivas e contribuem para o controle social dos cidadãos, quando o Estado age em nome das classes dominantes? Deslumbrados com as facilidades e benefícios dos festejados avanços tecnológicos da sociedade da informação, os lados sombrios desses avanços não nos são mostrados, ficando visíveis apenas o que eles têm de positivo. Os outros? Podem ser vistos aqui. Essas são apenas algumas das questões abordadas neste livro.
Autor:
Ivo S G Reis
Formato:
pdf
Tamanho:
3 MB
Ano:
2022
Enviado por:
Ivo S G Reis
Enviado em:
16/11/2022
Classificação:
seguro