A CAPELA DO DESTERRO, ÚNICA VERSÃO HISTÓRICA

Sinopse
[...]Em tempo, e tendo em vista o relato constante do vídeo publicado no YouTube, de 19 de Setembro de 2021, em Paraíba do Passado, sobre a história da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, na zona rural de Cruz do Espírito Santo, Estado da Paraíba, que apresenta duas versões, sic, sobre a fundação da referida Igreja, quando: 1º ) cita que a mesma foi construída a mando do herói nacional André Vidal de Negreiros (século XVII); 2) confrontando assim com a versão de que a mesma foi edificada por Carlos Gomes de Mello, em 1869, portanto no século XIX. [...]o Capitão-general André Vidal de Negreiros doou à Nossa Senhora do Itambé, o engenho novo de Goiana, com as terras que se estendiam à Paraíba, e para dirigí-lo foi criado um colegiado de 3 testamenteiros, do qual participava a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa. Esta, com o falecimento dos outros dois e similando cumprir a vontade do testador, mandou um de seus membros para gerir os destinos do patrimônio, que, além de se apropriar dos seus rendimentos, revelou total desleixo, a ponto de deixar ruir a capela em torno da qual tivera origem o povoado de Desterro” (IBGE, 2023).
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
4 MB
Ano:
2003
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
08/04/2023
Reeditado em:
29/04/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2003. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.