Existe Destino?

A crença na predestinação, ou é ilusão, ou uma boa desculpa para os tropeços ocasionados pelas opções inadequadas. No dia a dia enfrentamos situações, tais, que muitas vezes nos obrigam a alterar o modo de pensar e agir, levando-nos a desviar dos planos elaborados anteriormente.

A mente do indivíduo acostuma-se com o meio onde vive e o rítimo de vida se assemelha aos demais que o rodeiam. Com a mudança para um lugar mais ou menos evoluído passa-se também, a acompanhar novos costumes e, conseqüentemente, outras formas no pensar que podem trazer resultados positivos ou negativos.

Portanto, diriamos que somos um produto do meio, pois ele influencía em nosso livre arbítrio, ou em nossas vontades. Assim, podemos dizer que ninguém nasce com o futuro pré-determinado, nós é que nos conduzimos de acordo com a nossa vontade, mesmo que influenciados pelo meio em que vivemos. Dito isso, entendemos ser muito cômodo jogar sempre a culpa no destino, para o conforto de uma situação insatisfatória e viver desse modo, em paz com sua consciência.

Enfrente a realidade, tenha coragem e perseverança para atingir seus objetivos, e aceite a vida com alegria e prazer. Não se esqueça, porém, que ao trilhar o seu caminho você poderá esbarrar em muitos espinhos, mas por certo, também pisará em macias flores.

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 12/07/2008
Reeditado em 12/07/2008
Código do texto: T1077075